8 coisas que você precisa saber antes de criar um site novo

8 coisas que você precisa saber antes de criar um site novo

Como já falamos por aqui, o processo de criar um site é complexo e demanda uma equipe multitarefa. Ora, ninguém é capaz de, sozinho, lidar com toda a complexidade de um novo site, que envolve comunicação, desenvolvimento, design, entre outros.  

Porém, da mesma forma como você realizaria uma pesquisa minuciosa antes de comprar um novo carro ou uma casa, você deve assegurar-se de estar fazendo a melhor escolha antes de criar um site. Caso contrário, as chances de seu projeto dar errado são grandes. 

Mas, afinal de contas, como realizar uma pesquisa completa baseada na alta complexidade da internet? Ora, toda pesquisa é feita de questionamentos. A seguir, selecionamos 8 diretrizes básicas de como criar um site.

1. Saiba o que você quer 

Muitas organizações não entendem o que realmente querem de seus websites. Você sabe quem são os seus consumidores online? Seu perfil? Suas dores? Você sabe que palavras-chave eles usam para chegar até você? Que sites eles visitam? O que eles querem em seu site? Se você não os conhece, seu site não funcionará. Em suma, você quer consumidores satisfeitos (e tudo o que isso acarreta). 

2. Um novo website demanda tempo (e dinheiro) 

Um website não é simplesmente feito por uma empresa contratada. Ele só é realizado através de uma parceria sólida entre ambas as partes do contrato. Este é um insight essencial. Muitas vezes, atrasos ocorrem porque o contratante não enviou uma imagem, levou muito tempo para revisar um texto, protelou o “ok” para um template, etc. Organizar-se previamente de forma a suprir as demandas do fornecedor do serviço é garantia de agilidade.

3. Um site é feito de diversas “peças”, não pegue atalhos 

Um site é feito de vários elementos: Design – seu site tem o visual e a usabilidade que seu cliente espera?; Conteúdo – o website contém informações claras que seu cliente procura?; SEO – seu site será facilmente encontrado por seus clientes?; Adições futuras – seu site está aberto a novos conteúdos sem uma grande demanda de trabalho para produzir uma página? 

4. Qual o seu diferencial? 

Os consumidores online são diferenciados. Pesquisam melhores preços, reviews, entrega…mas isso deve ser visto como uma oportunidade. Com um diferencial no atendimento, você irá conquistar novos clientes.

5. Mantenha seu site aberto a atualizações 

Qualquer pessoa que lida minimamente com tecnologia hoje em dia sabe que as mudanças adquiriram uma agilidade sem precedente. Por isso, é importante planejar um site versátil, aberto a revisões mensais, se não semanais. Pergunte a si mesmo: como meu público está mudando e como eu posso me adaptar às suas necessidades? 

6. Rodeie-se de profissionais capacitados 

Pode parecer básico, mas é muito comum ver clientes insatisfeitos com um site feito por aquele sobrinho que “entende de internet” ou “sabe editar imagens no computador”. Ora, tratam-se de funções de alta complexidade que devem ser realizadas por profissionais capacitados. “Apostar” em amadorismo irá acarretar problemas de usabilidade, perda de credibilidade e, consequentemente, perda de tempo e dinheiro. 

7. O que você recebe é proporcional ao que você pagou 

O item 6 provavelmente cobre este tópico. Um site efetivo envolve profissionais de ponta.  

8. Tenha seu cliente sempre em mente 

Ora, de nada adianta um belo website que não é encontrado nos mecanismos de busca por um SEO pobre, ou com uma navegação lenta, ou mesmo com informações incompletas ou pouco claras. Se você não compreende seu consumidor, é melhor dar o dinheiro de seu site para a caridade, ao menos ele fará algum bem! 

Estas são oito diretrizes básicas para a criação de um website. Evidentemente, tratam-se apenas da ponta da ponta da ponta do iceberg. Para ajudar mais ainda nesta fase inicial, realizamos o ebook “O mínimo que você precisa saber antes de planejar um novo site”, baixe agora clicando no banner abaixo! 

 CTA - Novo website

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
Sem comentários

Deixe seu comentário