Modernize seu ambiente de trabalho e a produção do seu time

Modernize seu ambiente de trabalho e a produção do seu time

Não é novidade alguma que os panoramas que regem processos tecnológicos dentro de grandes empresas geraram mudanças significativas desde o final do século XX, quando aspectos digitais eram aos poucos inseridos neste contexto. Hoje, qualquer negócio que busque um posicionamento conciso precisa estar em dia com a Transformação Digital. Ou seja, é preciso adotar abordagens táticas de TI como Digital Workspace e Internet das Coisas para não ficar para trás em termos de inovação e desenvolvimento.

Mas, afinal de contas, quais são as ideias que referenciam diretrizes para este complexo novo universo, marcado por constantes novidades? A seguir, analisaremos alguns destes conceitos, confira!

As perspectivas da “Internet das Coisas”

Um dos frutos desta transformação digital pela qual passam as tecnologias, cada vez mais adequadas à ideia de troca e armazenamento de informações, é a Internet das Coisas (IoT – do inglês “Internet of Things”), que proporcionou novos panoramas de interação ao criar formas de transferências de dados para nuvem através de dispositivos de uso cotidiano.

Seja por Rádio (RFID), Bluetooth ou Comunicação por Campo de Proximidade (NFC), a Internet das Coisas permite que devices diversos “informem” uns aos outros sobre suas operações, otimizando processos de maneira inteligente sem demandar grandes esforços administrativos por parte de seus operadores.

Por si só, sua existência soluciona inúmeras questões relacionadas à automatização de processos, seja em caráter residencial e privado, ou no ambiente empresarial.

Digital Workspace – um novo panorama de colaboração

Às vistas de um contexto de fortalecimento e protagonismo do mobile e da Internet das Coisas, não é ousadia afirmar que o futuro das empresas se encaminha para a adoção de um formato “Digital workspace”, em dia com as demandas complexas de um mundo digitalizado com cada vez mais participação de dispositivos móveis e com as novas necessidades de trabalho dos colaboradores, que ganham status de profissionais mobile.

Profissionais mobile?

Ora, é uma questão de contexto: se outrora a necessidade de manter-se em constante contato com outros membros da equipe tornava a relação com clientes impessoal – já que tinha que ser feita à distância – hoje, é comum que colaboradores tenham um caráter remoto, priorizando uma aproximação mais humanizada e pessoal com clientes.

É certo que hoje qualquer pessoa tem acesso à inúmeros aplicativos dedicados à comunicação disponíveis através de dispositivos variados: Messenger, WhatsApp, Telegram, Skype (no modo pessoal ou na versão Skype for Business), entre outros. Aliando isso à possibilidade de armazenamento em nuvem, temos uma vasta gama de possibilidade de troca de informações à distância entre equipes de maneira segura e organizada.

Em dia com os novos paradigmas

Como pudemos ver, as novas perspectivas proporcionadas pela tecnologia são mais complexas do que qualquer futurólogo do século passado poderia imaginar. Em tal cenário, é imperativo que o ambiente de uma empresa robusta se mantenha em dia com as inovações tecnológicas, como Internet das Coisas e Digital Workspace sob o risco de ficar para trás caso deixe de levar estes parâmetros em conta. Inove e faça sua empresa se destacar!

CTA DIAGNÓSTICO PARA INTRANET

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
1Comentário
  • Francis Rodrigues
    Publicado às 16:28h, 27 julho Responder

    Interessante artigo! Eu conheço pessoalmente dezenas de pequenas empresas em minha cidade que simplesmente não aceitam se adequar na era digital.

Deixe seu comentário