[INTRANET] Como agilizar processos internos utilizando a comunicação visual

Não é de hoje que a comunicação tem papel fundamental em nossas vidas, seja para organizar um grande projeto empresarial ou simplesmente para organizar a tão esperada viagem de férias em família. Porém, por mais simples que isto pareça, problemas de comunicação são mais comuns do que você imagina, principalmente no meio corporativo. É normal (mas não deveria) darmos prioridade a comunicação com os clientes e acabarmos por esquecer da comunicação interna, com o seu colaborador.

A utilização da Intranet possibilista agilizar e otimizar processos internos além de personalizar ambientes para uma melhor comunicação. Está será feita de diferentes formas, entre elas visualmente, transmitindo ou comunicando os pensamentos através de uma linguagem gráfica. Por exemplo…temos um cliente que necessitava melhorar sua comunicação interna, pois por ser uma empresa muito grande, com diversas filiais as informações muitas vezes eram perdidas ou chegava de maneira incompleta. A Conectt elaborou uma proposta visual para utilização do conceito de Timeline, como no Facebook, cujo objetivo é mostrar as informações internas em ordem cronológica, e/ou por relevância. Esta nova forma de comunicação, possibilitou a organização das informações e levou para o dia a dia corporativo a experiência de uso das redes sociais, deixando a intranet mais próxima do colaborador e tornando o acesso a informação muito mais eficaz e rápida. O resultado foi realmente um sucesso de audiência e engajamento interno, o que gera muito valor para a empresa.

Mas será que a sua intranet está desempenhando o seu papel de forma correta?

Se você está interessado neste post, provavelmente não. Mas por que será!?

A Intranet precisa ser útil ao colaborador, atuando como um canal de comunicação fácil e rápido deste com a empresa. Caso contrário, ela será completamente desinteressante e só servirá como página inicial do seu browser. E não é isto que você quer, certo!? Então, tenha muita atenção na experiência que seu colaborador terá na utilização da sua Intranet, pois agora ele é o seu “cliente”.

Conforme o post publicado aqui em nosso blog anteriormente, sobre como Fazer grandes Portais Corporativos e Intranets, “experiência” é a palavra-chave neste contexto, o qual podemos resumir basicamente nos itens abaixo:

  • Navegação Intuitiva: É essencial, já que isso facilita a percepção da estrutura do sistema e sua navegação, tornando a experiência de uso rápida e fácil;
  • Fácil acesso ao conteúdo: Publicações e edições devem ser realizadas por perfis de acesso, de forma autônoma e colaborativa, e sem que haja necessidade de conhecimentos técnicos mais específicos.
  • Design: Visando que o colaborador acessará diariamente a interface o design deve ser limpo e agradável tendo em foco a identidade visual da empresa.

Você deve ter em mente que as informações devem chegar de forma fácil e acessível ao colaborador,  permitindo a empesa se comunicar sem gerar desgastes ou a perda de informações, sendo assim um canal dinâmico, interessante e interativo!

Ah! Não falamos em conteúdo, mas considerando a premissa de utilidade da Intranet, pressupõe-se que o conteúdo é relevante e útil. Esse é um outro tema que abordaremos em breve.

E aí, como está a comunicação visual em sua intranet?

Léia Iesbick
leia.rodrigues@conectt.com.br
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