Novas perspectivas da comunicação interna nas empresas

Novas perspectivas da comunicação interna nas empresas

Não é novidade alguma dizer que a tecnologia mudou as dinâmicas de trabalho em escritórios. Hoje, ao que as formatações internas são mais complexas, os colaboradores dispõem de ferramentas que simplificam processos e otimizam a produção.

Dê adeus à velha intranet

No contexto contemporâneo, assim como o muralzinho da empresa, a “velha intranet” está defasada. Ora, ninguém precisa de todo um sistema de comunicação interna para saber as datas de aniversários dos colegas (função jocosamente associada a muitas redes intra instaladas por aí).

Automatizar processos, gerenciar documentos, encontrar conteúdo (busca), disponibilizar notícias e informações para tomada de decisão, disponibilizar indicadores e gerenciar conhecimento são exemplos de serviços que justificam a criação de um portal.

Usabilidade é palavra-chave

É óbvio que todas essas funcionalidades não adiantam em nada se não estiverem adequadas a um fator-chave, o User Experience (UX). Ora, de que adianta um serviço completo de processamento de informação que é difícil ou simplesmente muito chato de se utilizar?

Uma boa experiência de usuário se constrói sob três pilares: Performance + Facilidade de uso + Arquitetura da informação e layout.

Lembre-se, um portal atraente deve seguir os seguintes pré-requisitos:

  • Navegação Intuitiva: Facilita a percepção da estrutura do sistema e sua navegação, tornando a experiência de uso rápida e fácil;
  • Fácil acesso ao conteúdo: Publicações e edições devem ser realizadas por perfis de acesso, de forma autônoma e colaborativa, e sem que haja necessidade de conhecimentos técnicos mais específicos.
  • Design: Visando que o colaborador acessará diariamente a interface o design deve ser limpo e agradável tendo em foco a identidade visual da empresa.

Caráter mobile e profissionais remotos

O futuro das demandas empresariais se encaminha para o Digital workplace. Como já dissemos aqui no blog, um sistema de intranet deve estar em dia com as demandas e dinâmicas complexas de um mundo empresarial digitalizado e com cada vez mais participação de dispositivos mobiles, portanto, óbvio dizer: móvel.

É isso mesmo. Se antes a necessidade de manter-se em constante contato com outros membros da equipe tornava a relação com clientes impessoal, feita à distância, hoje, é comum que colaboradores tenham um caráter remoto, mantendo um contato mais humanizado com prospects e consumidores.

Isso se faz possível muito por conta de redes sociais corporativas de fácil acesso que podem ser checadas via celular. Isso sem contar apps de bate papo de utilização massificada, como WhatsApp e Messenger.

Estas são algumas das demandas e panoramas que definem o sucesso ou fracasso de uma intranet hoje em dia. Fique ligado em nosso blog e tenha acesso aos melhores insights sobre o tema!

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
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