Seu site (ou intranet) não é apenas um projeto digital, também é comunicação

Seu site (ou intranet) não é apenas um projeto digital, também é comunicação

Muitos cometem o erro de pensarem um novo website ou intranet como um projeto puramente voltado ao desenvolvimento digital.  

Lembre-se: a criação de um novo website é um projeto de comunicação, que afetará diretamente na primeira impressão que o prospect terá sobre sua marca.  

Uma comunicação eficiente com seus consumidores e colaboradores é essencial para despertar interesse e gerar engajamento. 

Erro comum: não pensar em comunicação 

Uma pesquisa recente do Bain & Company apontou que enquanto 80% das empresas acreditam entregar uma ótima experiência de cliente, apenas 8% dos consumidores concordam.  

Parece exagerado? Pense bem, quantas vezes você visitou um site e ficou bastante satisfeito com sua usabilidade, mas esbarrou em informações pouco claras, não atingindo seus objetivos dentro dele?  

Isso é bastante comum, e afeta muito a performance de um novo website ou intranet. A triste verdade é que, na projeção de plataformas digitais, muito se pensa em desenvolvimento e pouco em conteúdo. 

Mas, e então, o que fazer? Comece pela persona 

Sim, você deve pensar em inúmeras iniciativas antes de iniciar um projeto de comunicação para website. Para início de conversa, qual é a sua persona? 

Personas são uma representação semi-ficcional do cliente ideal, com base em dados reais e em pesquisas de mercado, ela traz uma síntese de demográficos, padrões de comportamento, motivações, objetivos e metas.  

Quanto mais detalhes compor essa pesquisa, mais aprimorada sua persona. Assim ela servirá como uma guia para a produção de conteúdo, maximizando a aderência do material ao público 

Estabeleça um padrão de comunicação! 

Após passar por esta primeira etapa, estabeleça um padrão de comunicação de acordo com as suas personas. É hora de fazer as seguintes perguntas: 

  • Qual a linguagem visual mais adequada para seu site?  
  • Você deve ser coloquial?  
  • As informações estão claras?  

Se sua equipe não contar com um time de comunicação, faça questão de firmar uma parceria com uma empresa desenvolvedora que conte com uma, isso será muito importante para que seu site obtenha sucesso! 

Estas são algumas dicas que podem ajuda no projeto de comunicação de seu novo portal. Mas esta é apenas a ponta do iceberg, confira mais informações úteis em nosso ebook “O mínimo que você precisa saber antes de planejar um site” clicando no banner abaixo. É grátis!  

CTA - Novo website

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
Sem comentários

Deixe seu comentário