4 riscos que um website feito sem planejamento traz para sua empresa

4 riscos que um website feito sem planejamento traz para sua empresa

Nos últimos posts, falamos sobre os desafios envolvidos na criação do projeto para um novo website ou intranet para sua empresa.  

Acreditamos na importância de conscientizar as empresas sobre os riscos envolvidos na criação de um novo website caso o projeto seja realizado sem o planejamento e a expertise necessários.  

Ora, trata-se de um investimento considerável de tempo e dinheiro que, sem o suporte necessário, pode ser catastrófico para o futuro de sua organização.  

Por isso, listamos a seguir uma série de riscos relacionados a um projeto descuidado para website. 

1. O design não corresponde ao que você queria 

Ao contratar o serviço de um profissional especializado em design, você não está delegando a ele toda a criação da identidade visual de seu website, mas sim firmando uma parceria. Trata-se de sua marca, faça-se presente em todos os estágios do procedimento de criação de uma identidade visual. 

Respeitando, é claro, o conhecimento do profissional responsável pelo design de seu site, estabeleça canais de comunicação e acompanhe cada etapa do projeto visual, assim, os riscos de ter um site visualmente alheio a sua empresa é mínimo.  

2. O website não aparece nos mecanismos de busca 

Imagine, hipoteticamente, que seu novo site está pronto. O design é responsivo e está de acordo com a identidade de sua marca, os textos são claros e passam todas as informações necessárias para seus leitores, mas ninguém o acessa pois ele simplesmente não aparece em buscas relacionadas no Google. 

Ora, é essencial que seu site corresponda às diretrizes básicas do SEO. Com palavras-chave ricas dentro de sua área de atuação, links internos e externos e conteúdo de qualidade, você dá um primeiro passo importante para conquistar autoridade no Google. Além disso, uma boa velocidade de carregamento de página e responsividade para acesso mobile podem aumentar a visibilidade de seu site no PageRank do Google. 

3. O site foi finalizado, mas você não tem acesso para atualizações 

Lembre-se: é o site de SUA marca. É compreensível que você prefira delegar atualizações a profissionais com expertise, mas você deve sim ter acesso à plataforma de conteúdo. 

Hoje, as plataformas de CMS permitem atualizações em uma interface intuitiva e de fácil operacionalização. Logo, você não precisa de um desenvolvedor para cada nova informação que irá inserir em seu canal, por exemplo.  

Seu site pode evoluir de forma simples e sem grandes burocracias a cada atualização. Basta usar o bom senso e saber quando pedir ajuda. 

4. A empresa contratada simplesmente não entregou o website dentro do programado 

Este é outro problema muito comum da falta de planejamento na realização de um novo website. Mais que de um contrato, um novo website surge de uma parceria.  

Quem possui as informações, imagens e insights necessários para a criação do website é sua equipe e os responsáveis pela montagem precisam receber todo este material em dia para que o site seja criado dentro do programado.  

Pareceu complicado? Confira nosso ebook com o mínimo que você precisa saber antes de realizar um projeto de website para sua empresa e dê os primeiros passos para um posicionamento forte e atualizado na web, clique no banner abaixo! 

CTA - Novo website

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
Sem comentários

Deixe seu comentário