Conhecimento

18 mar10 desculpas mais comuns para não fazer testes de usabilidade


10 desculpas mais comuns

Convenhamos, um projeto de usabilidade sem uma etapa prevista para testes não faz muito sentido. Afinal, não é possível esperar que os usuários entendam o conceito usado pelo designer e arquiteto de informação. Mas ainda é muito comum desculpas para não realizar testes. Aqui estão as 10 mais comuns:

1. Eu não tenho um laboratório de usabilidade.
Você não precisa de um. Aliás, você nem quer um. Laboratórios são locais não naturais, o que deixa os participantes nervosos. Um local mais casual é melhor.

2. “Eu não tenho software para gravar a tela”
Camtasia, Silverback, Snagit e Morae são alguns exemplos de bons produtos disponíveis tanto para Microsoft quanto Mac. O period de trial é válido por 30 dias, e caso você ainda não possa comprar a licença, você pode fazer testes sem programas para gravação de tela (Claro que gravar é melhor, mas você ainda vai aprender algo, mesmo sem o software).

3. “Eu não sei analisar os resultados estatisticamente”
E não precisa. Testes de usabilidade são qualitativos por natureza, você procura por insights e não estatísticas.

4. “Eu não tenho muitos usuários para fazer os testes”
Já que você não está procurando por estatísticas, não precisa lotar sua área com usuários para os testes. 3 a 5 usuários é um bom numero, e 1 ou 2 ainda é melhor do que nenhum.

5. “É muito difícil achar usuários teste que tenham o mesmo perfil que meus usuários.”
Então teste em usuários “quase”. Um detalhe importante, porém, é que você recrute pessoas que se interessariam em usar seu produto.

6. “Meu website ainda não está finalizado”
Que bom! Quanto mais cedo começarem os testes, melhor. Teste os wireframes, teste os protótipos, teste até os rabiscos em guardanapos! Se você esperar esperar até a finalização do produto, pode ser tarde demais: as mudanças são bem mais difíceis e caras.

7. “Eu não tenho tempo”
Crie tempo. Você não precisa de muito. Testes remotos com serviços como usertesting.com, você tem os resultados em mais ou menos uma hora.

8. “Não tenho dinheiro”
Testes no estilo “faça você mesmo” são baratos (até de graça se você for criativo) no usertesting.com, o valor é $39 cada teste.

9. “Eu nunca fiz testes antes, não tenho ideia de por onde começar.”
Aprenda. Testes de usabilidade são relativamente simples. Um e-books interessante para começar é: Rocket Surgery Made Easy: The Do-It-Yourself Guide to Finding and Fixing Usability Problems.

10. “Meu site é perfeito, não precisa de testes”
Essa desculpa é relmente muito rara, Mas mesmo assim é importante saber que o público a quem a aplicação se destina pode não achar o mesmo. Você pode até ter criado um layout e uma arquitetura de informação, que para sua equipe é simples e intuitiva, mas para os usuários pode não fazer sentido algum.

Precisa de ajuda com a usabilidade de sua aplicação? Entre em contato conosco

Tags

empresas

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa