Conhecimento

18 dez10 golpes clássicos de final de ano e como evitá-los.


10 Golpes clássicos

Falta uma semana para o natal, o que significa que a maioria das pessoas ou já comprou, ou está pensando nos presentes que deve comprar. Quem tem o hábito de encomendar online, por computador ou celulares, nem que seja quando vê uma promoção imperdível, deve ficar atento á essas 12 principais ameaças, identificadas pela McAfee na matéria da CIO.

Golpes em mídias sociais
As pessoas normalmente não ficam muito atentas para golpes em mídias sociais, como Facebook e Twitter, porque acreditam que lá estão apenas seus amigos. Mas é preciso lembrar que a conta deles podem ser hackeadas. Tome cuidado com posts ou twitts sobre instalação de aplicativos para seu celular, ou aquele amigo que postou dicas de sites com descontos imperdíveis para esse natal.
Apps 
Quem é dono de um smartphone ou um tablet sabe o quanto os apps são preciosos para seu dono- apenas na plataforma Android já são mais de 25 bilhões de downloads de apps, mas nem todos são seguros. Muitos aplicativos foram desenhados especificamente para roubar informações de seus usuários, e a forma mais segura de se prevenir é coletar informações do desenvolvedor antes do download.
Viagens
Se você achar ofertas de viagens que parecem boas demais para ser verdade, a probabilidade é que elas realmente sejam. Golpistas criam páginas extremamente realistas, sempre com o objetivo de conseguir suas informações financeiras.
Spam/Phishing de natal
Essa é a época mais propícia para a atuação de spammers ou criminosos digitais. Eles criam anúncios personalizados para aumentar a probabilidade de clique. Espere para ver anúncios de relógios ou produtos farmacêuticos se auto intitulando o “presente perfeito”.
Clique e ganhe
Alguns itens definitivamente fazem parte da lista de desejo de grande parte das pessoas, e esse é o mote perfeito para a criação de links perigosos e e-mails phishing.
Cuidado com links “dando” itens de desejo, por exemplo: “clique agora e ganhe um iPad”.
Mensagens no Skype
Não há dúvida que o Skype tem sido cada vez mais usado como meio de comunicação, e durante as festas ele é ainda mais solicitado para mandar mensagens as pessoas que nos são queridas. Cuidado com e-mails sobre Skype para Outlook, ou Segurança para Skype, normalmente estão buscando instalações de aplicativos, que podem roubar seus dados ou mesmo escutar suas ligações para a utilização em futuros golpes.
SMiShing
SMiShing nada mais é do que phishing via SMS, muitas vezes falando sobre alguma super promoção ou concurso que você ganhou. As mensagens normalmente se dizem de grandes empresas, para tentar conseguir algum cadastro com informações pessoais e financeiras. Caso receba alguma mensagem do gênero, fique atento se esta é de algum amigo ou empresa que você deu permissão explicita para lhe enviar mensagens de texto. Caso não, nossa recomendação é apagá-la.
Falsos sites de e-commerce
Novamente com a desculpa de grandes ofertas, os golpistas criam sites de e-commerce com mercadorias interessantes e preços dos sonhos, com o objetivo de roubar os dados de seu cartão de crédito. Sempre que visitar um site de compras online busque pelo https:// em verde, o que significa que ele passou por um programa extenso e verificação, ou por selos de garantia no final da página.
Falsa caridade
Todo ano as pessoas aproveitam o espírito das festas para ajudar os necessitados, porém, algumas pessoas se aproveitam desse fato e criam o maior golpe de final de ano. Ele envolve a criação de spams anunciando ONGs e empresas de caridade falsas para conseguir um pedaço desse dinheiro de doações. Para não cair nesse golpe, sempre pesquise as instituições de sua escolha antes da doação.
eCards
Os eCards já são uma febre nos Estados Unidos, e estão começando a ser usados no Brasil. O problema é que são um chamariz para instalar vírus no seu computador ou smartphone.
Seu funcionamento é bem simples:assim que você clica para ver a mensagem, seu computador faz um download do vírus. A dica para evitar esse golpe é checar o fornecedor/e ou a pessoa que enviou.
Equipe de suporte
Grupo Conectt

Tags

segurança

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa