Muito se fala sobre a adoção de práticas de usabilidade em sites internet, porém, quando as mesmas premissas não são adotadas em portais internos, muitos gestores não entendem o impacto causado na produtividade de sua empresa. Um exemplo claro que demos em nosso videocast de como o planejamento de usabilidade em uma intranet pode impactar no dia a dia de uma organização, é pensar que, em uma empresa de 90 funcionários, se cada colaborador desperdiça 2 minutos por dia procurando algum documento, significa que, por mês, é o mesmo que ter 2 semanas 100% improdutivas de uma pessoa. Por isso, reunimos nesse post 15 dicas simples e implementáveis para ajuda-lo a reduzir o desperdício de tempo e recursos em sua empresa:
Área para personalização do usuário
Crie na home uma área onde o usuário possa personalizar com as informações que mais acessa.
Padronização de navegação Padronize a navegação do usuário em seu portal, defina uma estrutura que será utilizada em todo as páginas. Mantenha sempre a mesma identidade para botões, tabelas, formulários, menus e ícones.
Filtro na busca Ajude o usuário a encontrar seus documentos ou conteúdos desejados, a utilização de um filtro pode auxiliar muito nesta tarefa
Busca com overview dos documentos No resultado da busca dê a possibilidade do usuário ter o maior quantidade de informações, fazendo assim que ele encontre o conteúdo desejado. Um overview no documento ou pagina pode ser muito útil nesse momento.
Últimos Documentos alterados Últimos documentos alterados podem ser exibidos levando em consideração o perfil de cada usuário, mostrando os principais conteúdos para cada interesse.
Integração com sistemas – SSO Faça com que o usuário tenha acesso a todos os sistemas necessários a partir de sua intranet, solicitando apenas um login.
Cores Claras – Visual Clean A intranet é uma ferramenta de trabalho para os colaboradores, e por esse motivo, devem ter um visual limpo e agradável
Integração com Outlook Integre seu portal com o Outlook de a possibilidade do usuário acessar seus e-mails, compromissos e tarefas por meio de sua intranet.
Quem é Quem O recurso “Quem é Quem” é importante para integração dos colaboradores, e pode ser utilizado para encontrar pessoas e buscar especialistas em determinados assuntos dentro da empresa.
Utilize o recurso de enquete para entender as necessidades e opiniões do usuário referentes ao Portal.
Cores para identificar áreas do site Utilize cores para identificar as áreas do site, esse recurso pode ajudar o usuário a identificar as informações de forma mais rápida.
Sub-Home Use sub-homes para agrupar conteúdos de uma área com grande quantidade de informações, como: Recursos Humanos, TI e Noticias
Versionamento de Documentos Dê a possibilidade dos usuários construírem documentos colaborativamente. Recursos como controle de versão de documentos, check-in e check-out, criação de perfis de documentos e publicação, podem melhorar o fluxo de informações e trazer produtividade para a equipe.
Com a implantação dessas simples dicas, sua intranet fica muito mais simples e de fácil acesso para seus colaboradores!