3 passos para uma ótima intranet em SharePoint


24/04/2013

O Sharepoint é ótimo, repetimos isso o tempo todo. Mas com sua enorme quantidade de funcionalidades para construir o sistema desejado, muitas vezes as pessoas não conseguem aproveitá-las por completo. Um ótimo exemplo é a Intranet.

Uma intranet hoje em dia não pode mais seguir o mesmo padrão de alguns anos atrás. Com o crescimento das funcionalidades sociais, é imperativo que ela atenda alguns padrões de colaboração, produtividade e comunicação. O SharePoint é, sem dúvida, a plataforma que melhor atende essas necessidades do mercado. Mesmo assim, é possível ver intranets desertadas, ou pouco usadas na ferramenta. Com reverter isso?  É um caminho longo, mas aqui colocamos 3 dicas para começar:
 
1. Use, no mínimo, SharePoint 2010
O SharePoint 2013 já está disponível para todos. Se você for começar uma nova intranet, ou puder migrar a sua para a nova versão, esse é o passo mais recomendado. Tanto a interface quanto as funcionalidades melhoraram sensivelmente, sem contar a criação de novas ferramentas, integração de plug-ins e a facilidade na administração. Mas, caso você realmente não queira, faça sua intranet ou migre para o SharePoint 2010. Honestamente, não existe porque usar a versão 2007 da ferramenta. Caso essa seja a versão que sua empresa usa, procure migrar o mais cedo possível. Com a mudança de algumas realidades e novas funcionalidades das novas versões, mantê-la na versão 2007 pode significar perder o engajamento de seus colaboradores.
 
2. Invista mais nas funcionalidades do que no layout
É claro que uma intranet tem que ter um layout amigável e usabilidade otimizada. Mas nada disso adianta muito se ela não atende as expectativas do colaborador. Então, antes de gastar metade de seu orçamento em layout pense bem em quais funcionalidades são essenciais e desejáveis. A partir disso você pode diversificar melhor seu investimento, para que atenda melhor as duas demandas.
O segredo é não criar uma intranet “boom”, cuja primeira versão já é completa e cheia de recursos, que, no início não serão muito usadas pelos colaboradores, criar esse tipo de intranet geralmente é desperdício de investimento, já que, como as tecnologias evoluem muito rápido atualmente, é provável que no momento da implantação, as tecnologias utilizadas já tenham uma nova versão. Para evitar esse tipo de desperdício, crie uma lista de todas as funcionalidades que você imagina  para uma intranet. Todas mesmo. A partir disso separe-as em 3 colunas: imprescindível, desejável e interessantes.  A primeira representa a primeira versão de sua intranet, as demais são as ondas de atualização de seu portal. Desse modo, você garante um investimento inicial mais assertivo, ao mesmo tempo em que já define um esboço de um roadmap.
 
O que nos leva ao ponto 3...
3. Nunca “finalize” sua intranet
Não, não quero dizer  para você largar sua intranet no meio. O importante é saber que a evolução tecnológica não para, e nem as possibilidades de utilização de seu portal. Se você já sabe disso, deve saber também que é imperativo atualizar as funcionalidades, bem como incluir novidades, para manter sua intranet sempre interessante. A intranet precisa se atualizar juntamente com a estratégia de negócio, para que andem lado a lado rumo aos objetivos da empresa.
Além das funcionalidades, existe outro ponto tão importante, ou mais, para a continuidade de uma intranet: O conteúdo. Certifique-se que as informações de sua intranet estão sempre atualizadas, os documentos estejam em ordem e classificados, que a equipe responsável alimente frequentemente sua intranet com notícias recentes, e os serviços estejam sempre funcionando.
 
Fonte: CMS Wire

 


André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News