4 sinais que você tem um site desatualizado e não atingirá a maturidade digital


10/04/2018

Como não cansamos de falar, a presença online de uma companhia é crítica na determinação de seu sucesso (ou fracasso). Em um mercado cada vez mais competitivo, primeiras impressões são tudo, e presenças online devem ser tão fortes como o possível. Esse panorama torna imperativa uma atenção especial a um futuro cada vez mais competitivo. Em busca da liderança, precisamos estar atentos a transformações digitais que surgem em um ritmo frenético, muitas vezes afetando a forma como consumidores interagem com sites corporativos, o que pode ser definidor na tomada de decisão de compra ou desistência. Em outras palavras: precisamos atingir a maturidade digital. E nossas atitudes são determinantes neste ponto. Mas, afinal de contas, como determinar a hora de criar um novo site dentro de um contexto de busca pela maturidade? Qual é o momento em que vemos que nosso website se encontra preso em uma “adolescência digital”? Se seu site não está em dia com os quatro elementos abaixo, cuidado, ele pode estar defasado. Confira:

1. Seu site é responsivo? Como está sua experiência de usuário?

Experiência de usuário, User Experience, UX, chame como quiser, mas amadureça este processo. Ninguém gosta de um site com baixa velocidade, informações confusas, comandos falhos, páginas off-line...e experiências frustrantes são um repelente eficaz de visitantes e, consequentemente, de tráfego. Isso sem contar, é claro, a credibilidade que você está perdendo e as vendas que deixam de ser realizadas. Se seu novo site não atende às demandas de UX, você precisa reformulá-lo urgentemente.

2. Seu site conta com uma plataforma de conteúdo intuitiva?

Lembre-se uma empresa madura digitalmente é orientada pela tecnologia. Logo, os processos digitais não podem ser administrados exclusivamente por uma parceria em suporte. Pelo contrário, devem fazer parte do cotidiano de todos os setores de sua organização. Em outras palavras, sua empresa deve respirar tecnologia. Ora, acabou-se o tempo em que só quem mexia em um website era um desenvolvedor com formação superior. Ainda bem! Hoje, plataformas permitem que qualquer usuário interaja com o conteúdo de seu website, atualizando-o de acordo com as necessidades.

3. Como seu site responde a acessos via dispositivos móveis?

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o Instituto Ipsos apontou que o celular foi o principal meio de acesso à internet no país em 2016, com 69% dos casos. Essa situação torna correto afirmar que, hoje, é obrigatório que um site ofereça uma experiência mobile otimizada. Assim, você estará imbuído às necessidades de seus consumidores, experimentando um status de destaque em acessos remotos e fazendo parte do cotidiano de busca por informação.

4. Seu site adaptado a estratégias guiadas por dados?

Outro indicador bastante relevante de maturidade digital é a capacidade de tomar decisões baseadas em analytics. Evidentemente, para tal, precisamos de um site capacitado para a coleta e análise dos dados coletados de acordo com a aprovação dos usuários. Utilizados corretamente, dados são o centro estratégico de qualquer organização madura, servindo de eixo para toda decisão. Às vezes os dados mais insuspeitos trazem consigo insights preciosos, ficando a par apenas daqueles mais aptos a tomarem decisões qualificadas. Organizações capacitadas em analytics ganham informações granulares e instantâneas para tomadas de decisão ágeis e conquista de liderança. Por isso, empresas que buscam a liderança devem investir em profissionais, tecnologias e conhecimento em analytics, preparando-se para captar, organizar, analisar e desenvolver dados, transformando-os em estratégias.

Não pare por aí

Estes são quatro pontos críticos que definirão se seu site está defasado ou se ruma à maturidade digital. Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Sua empresa ainda precisará focar muitos esforços em tecnologia de maneira a transformar-se e, finalmente, atingir liderança.


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News