Conhecimento

10 abr4 sinais que você tem um site desatualizado e não atingirá a maturidade digital


4_evidencias_site_desatualizado

Como não cansamos de falar, a presença online de uma companhia é crítica na determinação de seu sucesso (ou fracasso). Em um mercado cada vez mais competitivo, primeiras impressões são tudo, e presenças online devem ser tão fortes como o possível.

Esse panorama torna imperativa uma atenção especial a um futuro cada vez mais competitivo. Em busca da liderança, precisamos estar atentos a transformações digitais que surgem em um ritmo frenético, muitas vezes afetando a forma como consumidores interagem com sites corporativos, o que pode ser definidor na tomada de decisão de compra ou desistência.

Em outras palavras: precisamos atingir a maturidade digital. E nossas atitudes são determinantes neste ponto.

Mas, afinal de contas, como determinar a hora de criar um novo site dentro de um contexto de busca pela maturidade? Qual é o momento em que vemos que nosso website se encontra preso em uma “adolescência digital”?

Se seu site não está em dia com os quatro elementos abaixo, cuidado, ele pode estar defasado. Confira:

1. Seu site é responsivo? Como está sua experiência de usuário?

Experiência de usuário, User Experience, UX, chame como quiser, mas amadureça este processo. Ninguém gosta de um site com baixa velocidade, informações confusas, comandos falhos, páginas off-line…e experiências frustrantes são um repelente eficaz de visitantes e, consequentemente, de tráfego.

Isso sem contar, é claro, a credibilidade que você está perdendo e as vendas que deixam de ser realizadas. Se seu novo site não atende às demandas de UX, você precisa reformulá-lo urgentemente.

2. Seu site conta com uma plataforma de conteúdo intuitiva?

Lembre-se uma empresa madura digitalmente é orientada pela tecnologia. Logo, os processos digitais não podem ser administrados exclusivamente por uma parceria em suporte. Pelo contrário, devem fazer parte do cotidiano de todos os setores de sua organização. Em outras palavras, sua empresa deve respirar tecnologia.

Ora, acabou-se o tempo em que só quem mexia em um website era um desenvolvedor com formação superior. Ainda bem! Hoje, plataformas permitem que qualquer usuário interaja com o conteúdo de seu website, atualizando-o de acordo com as necessidades.

3. Como seu site responde a acessos via dispositivos móveis?

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o Instituto Ipsos apontou que o celular foi o principal meio de acesso à internet no país em 2016, com 69% dos casos.

Essa situação torna correto afirmar que, hoje, é obrigatório que um site ofereça uma experiência mobile otimizada. Assim, você estará imbuído às necessidades de seus consumidores, experimentando um status de destaque em acessos remotos e fazendo parte do cotidiano de busca por informação.

4. Seu site adaptado a estratégias guiadas por dados?

Outro indicador bastante relevante de maturidade digital é a capacidade de tomar decisões baseadas em analytics. Evidentemente, para tal, precisamos de um site capacitado para a coleta e análise dos dados coletados de acordo com a aprovação dos usuários.

Utilizados corretamente, dados são o centro estratégico de qualquer organização madura, servindo de eixo para toda decisão.

Às vezes os dados mais insuspeitos trazem consigo insights preciosos, ficando a par apenas daqueles mais aptos a tomarem decisões qualificadas. Organizações capacitadas em analytics ganham informações granulares e instantâneas para tomadas de decisão ágeis e conquista de liderança.

Por isso, empresas que buscam a liderança devem investir em profissionais, tecnologias e conhecimento em analytics, preparando-se para captar, organizar, analisar e desenvolver dados, transformando-os em estratégias.

Não pare por aí

Estes são quatro pontos críticos que definirão se seu site está defasado ou se ruma à maturidade digital. Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Sua empresa ainda precisará focar muitos esforços em tecnologia de maneira a transformar-se e, finalmente, atingir liderança.

Para ajudar sua organização a amadurecer, desenvolvemos o Digital Marketing Maturity Model. Método de conhecimento aberto disponível gratuitamente. Interessou? Clique no banner abaixo e realize o donwload!

Tags

d3mdigital marketing maturity modelexperiencia de usuáriomarketingmaturidade digitalsite mobiletransformação digitalUX

Mais Conteúdos

O que muda com o novo Dynamics 365
O que muda com o novo Dynamics 365?

microsoft to-do
Como integrar tarefas com o Microsoft To-Do na rotina

myanalytics
Meça a sua produtividade no trabalho com o MyAnalytics

Microsoft Flow: Saiba do que ele é capaz!

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa