6 passos para delegar melhor
Delegar é uma ótima forma de se assegurar que mais tarefas sejam feitas em menos tempo, além de potencializar o espírito de equipe. Infelizmente, nem todos seguem todos prestam a devida atenção nesse processo, e quando uma tarefa falha, acham que não tem nenhuma responsabilidade sobre o erro. Você sabe e acompanha os 6 passos para delegar atividades? As a coach, I’ve seen scores of executives from myriad companies do this. Getting outstanding results from delegating demands following a formula. Only once this formula is mastered is it fair to evaluate whether you really have the right people for the job. The good news is that employees are rarely the problem. It’s a lot easier and much less expensive for a manager to learn a new approach than to replace staff. 1. Prepare-se Seus colaboradores não poderão entregar resultados de qualidade se a tarefa delegada não foi integralmente passada, ou se os objetivos mudam a toda hora. Tire um tempo e discipline-se para mapear exatamente o que se quer e o que é esperado da atividade. 2. Atribua Depois de descobrir com exatidão o que é esperado da atividade, é a hora de transmitir essa tarefa para os funcionários. Certifique-se de incluir informações claras sobre o prazo, orçamento, contexto e frequência, conteúdo e formato dos status. 3. Confirmação de compreensão Um dos erros mais comuns para delegar tarefas é assumir que os colaboradores entenderam exatamente o que você quer, no lugar de perguntar. A confirmação de compreensão demora em media 1 minuto e é um dos principais determinantes do sucesso. A melhor maneira de confirmar a compreensão é pedindo para os funcionários parafrasearem a solicitação em suas próprias palavras. Se ocê não se sente confortável fazendo isso, no mínimo faça algumas perguntas para garantir que seus colaboradores entenderam todos os aspectos da atividade. 4. Confirmação de compromisso. Esse é outro ponto importante do processo que muitos gestores se esquecem. Muitas vezes eles assumem que o funcionário aceita a tarefa que lhe foi delegada. A parte mais importante de uma corrida de revezamento é na hora de passer o bastão, e isso não deve ser diferente na área de trabalho. Você deve se certificar que entregou o bastão com sucesso. Confirme que o colaborador está comprometido com o resultado esperado com o processo (limitações de orçamento, data de entrega, e ferramentas), e que seu resultado esperado está alinhado com o seu. Deixe claro as consequências ( para a empresa e para eles) que podem ocorrer caso eles falhem no resultado final. 5. Evite “delegação reversa” Muitos gestores estão extremamente ocupados. Algumas vezes, é porque seus funcionários são melhor em delegar do que ele: Muitas vezes, eles acabam completando tarefas que eles mesmo delegaram, porque, de algum jeito, isso voltou para seu colo. Isso é a delegação reversa. É raramente, se nunca, necessário que um gestor pegue de volta uma tarefa delegada por ele (se for o caso, é provável que este não tenha se preparado adequadamente). Se um colaborador chega a um empasse, ajude-o, tendo certeza que ele tenha recursos e conhecimento para completer a tarefa. Desse modo, ainda será possível sua concentração em outras coisas, e o funcionário estará melhor equipado para tarefas similares no futuro. Ou seja, nunca pegue as tarefas novamente. 6. Garantir a responsabilidade Uma comunicação de duas vias é fundamental para delegar. Descobrir na data de conclusão que uma entrega não foi concluída ou que tenha sido feito de maneira insatisfatória é o pesadelo de delegar. É por isso que você precisa se certificar de que seus funcionários são responsáveis pela tarefa. Prestação de contas é fundamental para o processo: Significa que os funcionários comunicam-se com você regularmente sobre o status da entrega e o tempo de entrega para que não haja surpresas na última hora. O processo de delegar se torna mais rápido e mais fluido, mais você fazê-lo regularmente. Uma vez que você já o domina, ele vai se tornar uma parte de seu DNA gerencial, e você vai sempre colher excelentes resultados. Fonte: Fast Company
André Boger
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