6 pilares para seu site atingir a maturidade digital e conquistar resultados


01/03/2018

Como já falamos por aqui, fazer um novo site é uma decisão estratégica importante. Ela demanda não só dinheiro, como tempo da equipe, além de um fornecedor capacitado, um bom entendimento das buyer personas do seu produto e um planejamento bem feito da arquitetura, do plano de trabalho e dos conteúdos. 

Todo site é uma ferramenta fundamental da sua estratégia, afinal, ele é a porta de entrada para as pessoas conhecerem sua empresa. Um site com arquitetura de informação confusa, pesado ou nada intuitivo, pode afastar possíveis clientes. É claro, como alguém vai escolher investir seu dinheiro em uma empresa que não cuida lá muito bem nem da sua própria casa (ok, um trocadilho infame com Home). Ah, sem esquecer do fundamental: a responsividade. Apesar da grande importância de ter um site responsivo, sendo inclusive um dos fatores de rankeamento do Google, muita gente acaba deixando de lado. Na era do mobile first, as empresas costumam deixar ele por último. 

Aliás, ele também afeta seu marketing (e não só do marketing digital, mas do Offline também) e por isso deve ser avaliado também por essa perspectiva - qual a maturidade digital da sua empresa, e como o seu site se encaixa nisso? – essa análise é importante para entender se sua necessidade é mesmo um novo site ou está mais relacionada a uma entrega de marketing, analytics, conteúdo, publicidade, usabilidade ou compatibilidade com novas atualizações tecnológicas.  

D3M - Entendendo a maturidade Digital do seu Marketing 

Para ajudar nessa análise - que não é simples de fazer, e em geral envolve diversas áreas diferentes dentro da empresa - nós da Conectt (em nossa unidade de Marketing Preditivo: a Math Marketing) criamos o D3M (Digital Marketing Maturity Model). O D3M é uma ferramenta online que avalia o seu marketing digital a partir de informações disponíveis no seu site e entrega um diagnóstico dividido em 6 pilares. Cada um desses pilares demanda uma ação diferente, com ferramentas e metodologias próprias, buscando resolver problemas específicos. Mas claro, ele não é focado apenas em marketing, já que a nossa metodologia também avalia os componentes do seu site, como a busca funcional, a estrutura, a responsividade, a sua representatividade perante a avaliação do Google entre outros.   A boa notícia é que nem sempre é necessário mudar o site inteiro para resolve-los.  Mas é importante entender cada um deles, qual problema precisamos resolver e como ele impacta sua estratégia.   Para facilitar essa conversa, detalhamos cada um dos pilares, quais os principais problemas relacionados e o que você pode fazer em cada um deles 

1 - Conteúdo - ou "Por que meu site não está na primeira página do Google" 

Essa é uma frase que escutamos bastante - preciso de um novo site para estar na primeira página do Google.  Será mesmo?  O algoritmo de busca do Google (ou do Bing, ou de qualquer outro) muda o tempo inteiro. Mas uma coisa nunca muda, conteúdo de qualidade, com relevância para a persona, muito compartilhado e referenciado (muita gente colocando links do seu conteúdo em outras páginas) é fundamental  Talvez o que você precise aqui é de marketing de conteúdo, ou de inbound marketing, alinhado a uma estratégia robusta de SEO para melhorar a qualidade e o volume de acessos ao seu conteúdo e aumentar sua relevância. Correndo o risco de sermos repetitivos, mas nunca é demais lembrar: para estar no topo dos resultados de busca, seu site precisa ser leve, organizado e completamente responsivo. Se seu novo site ainda usa uma linguagem ultrapassada que não responde bem quando aberto em um celular, é um grande sinal de alerta para você pensar em uma atualização, seja um novo site ou uma mudança de estrutura imediata.  

2 -  Ads - ou " Eu quero fazer anúncios para trazer pessoas para meu site" 

Mídia paga é uma ferramenta importante (mas não a única, e nunca sozinha) para aumentar o volume de acessos e a conversão de ações no seu site. Entretanto, são comuns campanhas desenhadas com foco apenas em cliques, sem estar integrada ao que acontece uma vez que o cliente chega no seu novo site.   Aqui é muito importante entender qual o objetivo da campanha, se ela está otimizada para esse objetivo, se as tags de conversão estão aplicadas corretamente. Isso sem contar com o desenho de audiência que foi feito para a campanha, os grupos de teste para os anúncios e as ferramentas de otimização e oferta contextual.   E novamente, não adianta investir todo dinheiro em anúncio, o Google sabe que seu site pode não ser muito bom. 

3 - Busca - ou - " Ninguém navega nas páginas do meu site" 

Outra situação que encontramos bastante são sites com muitos acessos na home, mas nos quais ninguém efetivamente navega.   Esse problema tem várias respostas diferentes, e algumas delas vão demandar a construção de um site novo. Mas, antes de chegar nesse ponto, podemos avaliar como está a estrutura de busca do site. Em outras palavras, o usuário consegue buscar informações no site? Essa busca está bem estruturada para entender o que o usuário quer? Ela está bem posicionada e clara?  Uma estrutura de busca interna no site facilita o acesso rápido a informações importantes e aumenta a navegação nas páginas do site. Pense nisto especialmente se seu site tiver um grande volume de conteúdo.  

4 – Automação – ou – “Quero mandar mensagens automáticas para os usuários” 

 Empresas com um maior nível de maturidade digital já enfrentaram o problema de querer estabelecer uma conversa com os usuários do site. Seja por e-mail, sms ou bots, elas buscam aumentar o engajamento e a quantidade de usuários que voltam ao site, consomem conteúdo e se tornam clientes da empresa.   Aqui precisamos entender se estamos recolhendo alguma informação do cliente – E-mail, Telefone, Social, Login. Sem isso, fica bastante difícil começar uma conversa e formulários, landing pages e funis de venda são soluções para coletar esses dados.    Mas isso não é o suficiente. Precisamos de ferramentas específicas para conduzir essa conversa com usuários. Essas ferramentas nos ajudam a controlar os contatos, entender a interação destes usuários e como ele se relaciona conosco. Podemos inclusive estabelecer critérios de quando devemos abordar esse cliente para uma venda, baseado no seu comportamento e perfil.  Avalie as principais ferramentas de automação do mercado e veja se elas comportam o que você precisa. Não adianta você adquirir a ferramenta mais completa (que via de regra, são as mais caras) se falta você efetivamente saber o que quer fazer com ela. Olhe para a atual tecnologia do seu site. Ela é moderna? Ela é fácil de manusear? Você tem autonomia para editar páginas e conteúdo, ou precisa sempre abrir chamado para sua TI? Estes são alguns indícios básicos para você averiguar a maturidade da tecnologia empregada em seu site atual, pois a estrutura tecnológica do seu site pode frear a sua estratégia de automação.    

5 – Analytics – ou “Quantas pessoas visitam o meu site” 

Analytics é o coração de qualquer estratégia de marketing digital, ação digital e fornece um completo diagnóstico do que está funcionando ou não. Uma das grandes vantagens de operar nesse ambiente é a oportunidade me medir quase tudo o que acontece e tomar decisões muito mais precisas. Sair da discussão de “acho” e “gosto” para discutir hipóteses e teses baseadas em dados.   Um bom processo de analytics deve partir da definição daquilo que se quer medir, e está sempre vinculado a estratégia e objetivos do negócio. O processo de implantação de analytics pode acontecer junto com a construção de um novo site (entretanto é importante ressaltar que se tratam de especialidades diferentes). Mas como é um processo que deve evoluir com o tempo, ele pode ser tratado de maneira separada e deve ser perene na execução das ações de digital.  

6 – Técnico – ou “Meu Site é lento e não carrega direito”  

Sites lentos, pesados e que não carregam são um problema. As ferramentas de busca, de mídias sociais, em ações orgânicas ou pagas, levam em consideração o tempo de carregamento do site quando estão gerando tráfego. Isso quer dizer que se seu site é muito lento, você vai ser penalizado.   Isso é muito comum em sites que não foram preparados para navegação em Smartphones (importante lembrar que hoje mais de 50% do tráfego na internet é de mobile).   Ainda assim, existem alternativas para resolver problemas técnicos sem a necessidade de construir um novo site. Revisão dos códigos, Mobile Sites e Criação de Landing Pages para ações específicas podem ser saídas mais simples.  Mas aqui precisamos fazer um alerta. Seu site é a sua casa no mundo digital. É onde você vai se relacionar com o mundo e transformar prospects em clientes. Ele é a estrutura mais perene e vai impactar toda a sua estratégia e sua performance nos outros 5 pilares. Aqui, investir em um site novo pode fazer todo o sentido, principalmente construir um que já seja pensando levando os outros 5 pilares em consideração.  

Quer saber se você precisa de um Site novo? 

Acesse clicando aqui o QI digital e faça sua avaliação. Entenda como você se posiciona em cada um dos pilares e, a partir disso, tome a melhor decisão para sua estratégia digital .


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
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Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
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GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
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ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
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BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
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Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
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Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
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Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
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29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
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30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
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Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
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Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
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Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
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Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
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thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
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Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
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Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
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