8 coisas que você precisa saber antes de criar um site novo


27/12/2017

Como já falamos por aqui, o processo de criar um site é complexo e demanda uma equipe multitarefa. Ora, ninguém é capaz de, sozinho, lidar com toda a complexidade de um novo site, que envolve comunicação, desenvolvimento, design, entre outros.   Porém, da mesma forma como você realizaria uma pesquisa minuciosa antes de comprar um novo carro ou uma casa, você deve assegurar-se de estar fazendo a melhor escolha antes de criar um site. Caso contrário, as chances de seu projeto dar errado são grandes.  Mas, afinal de contas, como realizar uma pesquisa completa baseada na alta complexidade da internet? Ora, toda pesquisa é feita de questionamentos. A seguir, selecionamos 8 diretrizes básicas de como criar um site.

1. Saiba o que você quer 

Muitas organizações não entendem o que realmente querem de seus websites. Você sabe quem são os seus consumidores online? Seu perfil? Suas dores? Você sabe que palavras-chave eles usam para chegar até você? Que sites eles visitam? O que eles querem em seu site? Se você não os conhece, seu site não funcionará. Em suma, você quer consumidores satisfeitos (e tudo o que isso acarreta). 

2. Um novo website demanda tempo (e dinheiro) 

Um website não é simplesmente feito por uma empresa contratada. Ele só é realizado através de uma parceria sólida entre ambas as partes do contrato. Este é um insight essencial. Muitas vezes, atrasos ocorrem porque o contratante não enviou uma imagem, levou muito tempo para revisar um texto, protelou o “ok” para um template, etc. Organizar-se previamente de forma a suprir as demandas do fornecedor do serviço é garantia de agilidade.

3. Um site é feito de diversas “peças”, não pegue atalhos 

Um site é feito de vários elementos: Design – seu site tem o visual e a usabilidade que seu cliente espera?; Conteúdo – o website contém informações claras que seu cliente procura?; SEO – seu site será facilmente encontrado por seus clientes?; Adições futuras – seu site está aberto a novos conteúdos sem uma grande demanda de trabalho para produzir uma página? 

4. Qual o seu diferencial? 

Os consumidores online são diferenciados. Pesquisam melhores preços, reviews, entrega...mas isso deve ser visto como uma oportunidade. Com um diferencial no atendimento, você irá conquistar novos clientes.

5. Mantenha seu site aberto a atualizações 

Qualquer pessoa que lida minimamente com tecnologia hoje em dia sabe que as mudanças adquiriram uma agilidade sem precedente. Por isso, é importante planejar um site versátil, aberto a revisões mensais, se não semanais. Pergunte a si mesmo: como meu público está mudando e como eu posso me adaptar às suas necessidades? 

6. Rodeie-se de profissionais capacitados 

Pode parecer básico, mas é muito comum ver clientes insatisfeitos com um site feito por aquele sobrinho que “entende de internet” ou “sabe editar imagens no computador”. Ora, tratam-se de funções de alta complexidade que devem ser realizadas por profissionais capacitados. “Apostar” em amadorismo irá acarretar problemas de usabilidade, perda de credibilidade e, consequentemente, perda de tempo e dinheiro. 

7. O que você recebe é proporcional ao que você pagou 

O item 6 provavelmente cobre este tópico. Um site efetivo envolve profissionais de ponta.  

8. Tenha seu cliente sempre em mente 

Ora, de nada adianta um belo website que não é encontrado nos mecanismos de busca por um SEO pobre, ou com uma navegação lenta, ou mesmo com informações incompletas ou pouco claras. Se você não compreende seu consumidor, é melhor dar o dinheiro de seu site para a caridade, ao menos ele fará algum bem!  Estas são oito diretrizes básicas para a criação de um website. Evidentemente, tratam-se apenas da ponta da ponta da ponta do iceberg. Para ajudar mais ainda nesta fase inicial, realizamos o ebook “O mínimo que você precisa saber antes de planejar um novo site”, baixe agora clicando no banner abaixo! 


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News