8 hábitos de pessoas produtivas


04/06/2013
Você é uma pessoa produtiva? Alguma vez você já se perguntou o que faz um mais produtivo do que o outro?
Ao contrário do que a maioria pensa, ser produtivo não é sobre o intelecto ou capacidade. Ser produtivo é a prática de certos hábitos em detrimento de outros, de modo que você possa tirar o máximo proveito de seus dias. E é claro, reavaliar seus hábitos sempre! Achei na LifeHacker uma lista com 8 hábitos para o aumento da produtividade pessoal, e decidi compartilhar com vocês, vamos lá?
Hábito 1: Concentre-se no que importa O primeiro hábito de pessoas produtivas é cortar e cortar tudo o que não é importante. Por tudo o que você está fazendo agora, pergunte-se como isso é importante. Será que isso lhe trazer dramaticamente mais perto de seus sonhos? Isso cria um impacto real na sua vida a longo prazo? É a melhor maneira de passar o tempo ou você poderia estar fazendo mais tarefas de alto valor?
Se a resposta for "sim" a todas as perguntas, mantenha esta tarefa. Se não, talvez seja hora de destruí-la. Não adianta fazer algo sem importância! Digamos que você está lidando com um projeto que não faz diferença para o seu negócio depois de completo. Não importa se você levar uma hora, três horas ou uma semana para fazê-lo, ainda não faz diferença no final do dia!
Hábito 2: Paradas estratégicas Ser produtivo não exige que você trabalhe sem parar como um robô. Pelo contrário, é fazendo isso que você se torna menos produtivo. O número de horas gastas em projetos aumenta, e você consegue fazer menos do que seu potencial.
O descanso é importante, tanto em forma de férias quanto em pausas durante o dia. Dê uma volta, pegue um chá, café, suco de laranja, você escolhe, converse com algum colega. Esses minutos gastos resultarão em um pico de produtividade.
Hábito 3: Remover distrações Não adianta a minha definição de distrações, porque ela definitivamente será diferente da sua. Elas podem ser a música que você ouve enquanto trabalha, o seu computador lento, telefonemas indesejados, alertas de sua caixa de entrada, a internet, You Tube, Facebook, Twitter, etc. Observe sua rotina diária e perceba o que te atrasa ou confunde, e pense como isso pode ser eliminado.
Hábito 4: Cenários estratégicos Todos tem algum gatilho de inspiração e criatividade, que é capaz de aguçar sua mente e sentidos quase instantaneamente, e o fazer entrar em outra sintonia e afinar o dia a dia. O que te inspira e aguça sua mente, expandindo suas ideias? Descubra seus motivadores, e use-os para criar um cenário ideal de trabalho.
No meu caso, por exemplo, preciso estar extremamente focada em minhas ideias, e sei que interrupções me quebram a linha de pensamento. Ao mesmo tempo, tenho uma paixão indescritível por música, e acho que, quando a playlist está afinada, ela pode me trazer muitos insights e produtividade.  Logo, para escrever, por exemplo, comprei super fones de ouvido com isolamento acústico, e diariamente, no período da noite, crio playlists para o trabalho no dia seguinte.  Dois coelhos com uma cajadada só!
Hábito 5: criar barreiras à entrada Esse é praticamente uma continuação do tópico acima. Não sou apenas eu que me incomodo com distrações. É impossível manter uma linha de pensamento com o celular apitando ao lado, a caixa de entrada piscando, três mensagens não lidas no Skype, e por aí vai. Elimine isso. Desligue seu celular, feche as comunicações por um tempo para poder se dedicar inteiramente a seus projetos.
Hábito 6: Otimize as “esperas” No deslocamento entre reuniões, enquanto você espera alguma pessoa, o que você faz? Caso sua resposta foi “nada” ou “jogos de celular”, temos muito para otimizar aí, não é mesmo? Olhe para a sua agenda. Quais são as esperas que podem ser melhor utilizados? Como você pode maximizá-los? Que tal ter algumas atividades prontas para fazer durante estes espaços, como ouvir podcasts, livros ou planejamento da produtividade? Você vai se surpreender com o quanto pode ser feito em apenas um curto período de tempo.
Hábito 7: Definir prazos Este é um hábito fundamental. A Lei de Parkinson diz que o trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Isto significa que se você não definir um cronograma, você pode levar uma eternidade para completar o que está fazendo. Se você definir um cronograma de duas semanas, você vai levar duas semanas. Se você definir uma semana, você vai levar uma semana. Mas não defina prazos tão apertados, perder um prazo significa perder motivação também.
Hábito 8: Automatizar o possível A tecnologia hoje tem feito automação possível para um monte de coisas que fazemos. Mesmo quando é impossível para automatizar totalmente a tarefa, ainda podemos usar os sistemas para fazer uma parte por nós. Mantenha um registro das coisas que você faz, e pesquise como você pode automatizá-las. Algumas das tarefas não tão produtivas que fazemos em uma base regular são: 1. Delete, arquivar, classificar nosso e-mail 2. Excluir spam 3. Pagar nossas contas 4. Agendamento de consultas
Aqui está uma lista parcial das coisas que podemos automatizar: • E-mail: Configurar filtros de e-mail, onde todas as solicitações do site entram automaticamente em uma pasta "Responder depois". Filtros em boletins informativos e inscrições em pastas diferentes, dependendo do que eles são. • Programação: Definir os itens recorrentes por coisas que eu tenho que fazer diariamente, semanalmente ou mensalmente como pagar as contas, exercício (diário), oficinas de capacitação, etc. • Pagamentos
Simples, não? Você tem mais alguma dica de produtividade para compartilhar conoco? Que tal discutirmos nos comentários?

André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News