A intranet está desatualizada, ninguém mais acessa


11/10/2016

Quando visitamos empresas interessadas em reativar sua Intranet ou Portal Corporativo é muito comum encontrarmos um cenário de abandono e descrédito. Normalmente ainda são acessados as típicas funcionalidades de aniversariantes, ramais, cardápio do refeitório e outras singelas aplicações. Ninguém quer publicar novidades em um ambiente que não é acessado e, por outro lado, ninguém acessa aquilo que está desatualizado... assim se inicia o ciclo vicioso. Mas o fato de estar desatualizada normalmente não é apenas o resultado do desinteresse. Uma Intranet tem que ser muito mais que o simples interesse em acessar as novidades ou comunicados da empresa. Se fosse só isso, um e-mail daria conta do recado. O primeiro e mais importante fator para que uma Intranet se mantenha atualizada é o de SERVIR. Se você tem uma Intranet, ela deve prestar serviços aos seus colaboradores. Automatizar processos, gerenciar documentos, encontrar conteúdo (busca), disponibilizar notícias e informações para tomada de decisão, disponibilizar indicadores e gerenciar conhecimento são exemplos de serviços que justificam o Portal. Já os aniversariantes, cardápio do refeitório e previsão do tempo são serviços de apoio e acolhimento ao usuário - eles podem e devem estar presentes na Intranet, mas sozinhos não agregam valor ao negócio. Em nossos projetos sempre utilizamos nossa metodologia que identifica os pilares estratégicos de um Portal, ou seja, como ele agrega valor a companhia, todos com o objetivo de servir aos colaboradores, gestores, diretores ou conselho de alguma forma. Este talvez seja o ponto de partida se você quer repaginar sua Intranet. Outros pontos chave são também importantes: performance, facilidade de uso, arquitetura da informação e layout. Esse mix pode ser resumido pela expressão User Experience, ou simplesmente UX. Tem a ver tanto com a capacidade do parceiro que desenvolve a Intranet, quanto com a capacidade da ferramenta (software + hardware que estão a disposição). Bem, e se projetarmos uma repaginação com novos serviços e uma UX bacana, o que nos faltará? O lado humano da coisa! Sim, isto deve ser bem pensado. A forma como as pessoas vão interagir e, principalmente colaborar. E vejam que não estamos falando apenas de um "curtir" ou "compartilhar" como no Facebook. Iremos trabalhar os funcionários e a empresa. Veja um exemplo de um cenário de gestão do conhecimento que desenvolvemos em um de nossos clientes:

Um case

O cliente, uma grande empresa de soluções em tecnologia e comunicação presente em toda América Latina, precisava de uma ferramenta de colaboração que atendesse os mais altos padrões de qualidade e usabilidade. A necessidade era uma plataforma de comunicação que integrasse a outras iniciativas da empresa. O maior problema era organizar os vastos processos, documentações e fluxos internos, disponibilizados em grandes volumes divididos por assuntos. Para sanar o problema, foi reformulada a nomenclatura utilizada no ambiente existente, bem como a organização da Arquitetura de Informação para garantir equidade entre o ambiente digital e a realidade corporativa, e para finalizar o pilar de experiência do usuário, foi aplicada a nova identidade visual em uma Wiki. Para garantir a revisão do conteúdo, todos os materiais existentes tiveram seus status alterados para Rascunho e um Workflow de aprovação de conteúdo foi criado. Também foi criado um vídeo para que todo time envolvido fosse treinado. O foco desta revisão técnica e conceitual foi trazer, manter e atualizar continuamente o conhecimento, assim foi possível manter o antigo e criar o novo. Note que neste exemplo ganha a empresa ao explicitar o conhecimento de seus colaboradores, adotando as práticas corretas nas instalações e aumentando a produtividade, e ganham os colaboradores fazendo uso da ferramenta e se promovendo internamente (os colaboradores que publicam as boas práticas e suas experiências). Alias, este tipo de atitude deve ser incentivada com pequenos prêmios ou destaque no próprio Portal. Moral da história: coloque sua Intranet a serviço das necessidades da companhia. Não encare ela apenas como um instrumento de comunicação. A comunicação no Portal é efetiva quando os colaboradores, ao acessarem os serviços, são impactados pelo comunicados que ali também estão. Por enfrentar essa dinâmica inúmeras vezes, criamos um atalho para tudo isso. Conheça nosso acelerador para Intranets - o Conectt Express.


André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News