A satisfação dos funcionários incentiva a colaboração e a inovação
Quando as pessoas se interessam pelo seu trabalho, pela sua função na empresa, elas costumam produzir mais, melhoram a qualidade do que fazem e dificilmente se ausentam de suas funções e responsabilidades. Recente pesquisa realizada pelo site de relacionamento Linkedin, revelou que uma das coisas que mais incomoda os trabalhadores brasileiros é a falta de reconhecimento e “roubo de ideias”. E o que fazer em tempos de inovação tecnológica para manter seus colaboradores motivados a colaborar, garantindo reconhecimento por sua participação e ideia?
Iniciativas que abordam este tema, entendendo a realidade e maturidade digital das empresas e propondo, a partir dai, ideias de como implementar uma ação de colaboração e troca de ideias dentro de uma corporação, trazem diversos ganhos a uma organização. Levantamento de ideias, que muitas vezes poderiam não chegar a um núcleo ou comitê executivo, a satisfação do funcionário que tem sua ideia valorizada e reconhecida, podendo inclusive ser recompensado com prêmios, dependendo do que for definido na fase de diagnóstico do projeto, e a melhora do clima organizacional, que certamente fica mais agradável com funcionários felizes, são ganhos imediatos proporcionados por uma iniciativa destas.
A criação de comunidades para a geração de ideias é uma prática interessante para estimular a inovação e incentivar a criatividade, fora que os colaboradores passam a ter a oportunidade de serem reconhecidos não só pelos seus gestores, mas pelos participantes da comunidade de colaboração e seus colegas de trabalho, ao verem que uma ideia enviada está sendo trabalhada para se tornar realidade e gerar uma grande mudança na organização.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo The New York Times aponta alguns fatores quanto à satisfação ou a falta dela dentro da empresa:
- Os funcionários tem uma maior tendência a ter mais ideias quando estão contentes;
- De todos os eventos que acontecem no trabalho o que mais motiva é quando o colaborador percebe que progrediu em suas tarefas;
- 95% dos gestores pesquisados não sabiam que o progresso de seus subordinados é o principal motivador dentro da empresa, ao invés de aumentos e promoções
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão e aproveite para compartilhar nas redes. :)
André Boger
boger@conectt.com.br