Adoção e sucesso utilizando o Sharepoint na organização
Sabemos que Sharepoint é uma plataforma que proporciona uma melhora considerável em processos colaborativos e produtivos em ambientes digitais dentro das empresas. Oferece inúmeras facilidades para que os colaboradores sejam mais objetivos no seu dia-a-dia.
O processo de adoção do Sharepoint como ferramenta de trabalho pode ser complicado e exigir mudanças drásticas nos procedimentos de alguns colaboradores que nem imaginam o que essa ferramenta pode proporcionar. Este processo de substituição da ferramenta ou ambiente atual por um baseado em Sharepoint pode ser dividido em estágios parecidos com o que temos indicados no modelo de Kubler-Ross.
O modelo Kubler-Ross foi proposto por Elisabeth Kubler-Ross em seu livro On Death and Dying, de 1969. Neste livro são descritos os estágios pelos quais as pessoas passam durante mudanças pessoais significativas, como morte, perdas ou a vivência de uma tragédia. Neste caso, alguns colaboradores podem encarar a adoção do ambiente em Sharepoint como uma mudança radical na sua rotina de trabalho. Estes estágios, que ficaram conhecidos como “Os cinco estágios do luto”, podem ser aplicados em diferentes situações.
São eles:
1. Negação: “Estou bem” – “Isso não pode estar acontecendo, não comigo”.
Negar o que está acontecendo é uma defesa natural e temporária do indivíduo. É quando ele não reconhece o que está acontecendo e que existe a possibilidade de que os seus bens e/ou pessoas queridas serão deixados para trás.
No caso da adoção de uma nova ferramenta como o SharePoint, o usuário não a aceita inicialmente e se preocupa com como ficariam suas atividades já executadas, seu lugar na empresa, se ele conseguirá realizar uma tarefa ou retomar a sua rotina após as mudanças. Neste estágio, ele não pretende adotar o SharePoint no seu dia-a-dia.
2. Raiva: “Mas por quê eu? Não é justo.” “Como isso pode estar acontecendo logo comigo!?”
Com raiva, o indivíduo reconhece que não adiantar negar o que está acontecendo e começa a direcionar sua atenção a outros assuntos.
O usuário critica a adoção da nova ferramenta. A substituição da ferramenta de trabalho vai deixá-lo desconfortável e irritado por ter de mudar toda a sua maneira de trabalhar, até que disponha de tempo para aceitar a nova realidade.
3. Negociação: “Eu faria qualquer coisa por mais alguns anos”
O terceiro estágio envolve a vontade do indivíduo de negociar um prazo para tentar não ter que passar por uma má experiência. Nesse estágio, o futuro usuário de SharePoint tende a barganhar ou ofertar uma condição para adiar o uso da nova ferramenta. Considera a possibilidade de utilizar a antiga paralelamente à nova e assim atingir o seu objetivo que é evitar trabalhar com o novo.
4. Depressão: “Estou tão triste. Por quê se preocupar com qualquer coisa? – Vou morrer mesmo, qual o problema?”.
No quarto estágio, depressão, o indivíduo começa a compreender o que vai acontecer e com isso permanece em silêncio e isolado. Ele se desanima e começa a se desprender de suas conexões afetivas.
O usuário que estiver neste estágio vai compreender e até pode se interessar pela nova ferramenta que a organização irá adotar. Ele vai se preparar para o que está por vir.
5. Aceitação: “Tudo vai acabar bem – Não posso lutar contra, tenho que me preparar”.
No último estágio, o indivíduo aceita a condição e chega a um acordo consigo mesmo sobre o que vai acontecer.
O usuário que aceita a nova condição e se interessa em saber como sua rotina será modificada consegue ter mais sucesso com a nova ferramenta e até colaborar com comentários e sugestões.
O Sharepoint não é um problema, é apenas uma tecnologia. A mudança que é o problema. Quando os colaboradores precisam mudar o seu modo trabalhar, isso faz com que passem pelos estágios de Negação – Raiva – Negociação – Depressão – Aceitação, que fazem parte do processo da mudança, mas que a tornam chata e morosa. Esses estágios são comuns para qualquer processo de mudança significante em nossas vidas, seja profissional ou pessoal.
A gestão da mudança organizada por estágios vai facilitar a adoção da nova ferramenta pelos colaboradores mais resistentes e garantir que o novo ambiente seja acessível e produtivo.
Fontes:
SharePoint Adoption and Success: Navigating the Chasm of Despair
http://sympmarc.com/2011/08/10/sharepoint-adoption-and-success-navigating-the-chasm-of-despair/
Kubler-Ross Model
http://en.wikipedia.org/wiki/K%C3%BCbler-Ross_model
Caio Formiga
Consultor do Grupo Conectt
Linkedin - http://br.linkedin.com/pub/caio-formiga/27/177/785
André Boger
boger@conectt.com.br