Business Storytelling


26/10/2011

“Era uma vez” pode ajudar seu negócio a viver um verdadeiro conto de fadas! Veja o poder do storytelling.

Quem domina a escrita, domina a web. Concorda com esta frase? Talvez possa parecer um tanto exagerada e deixar brechas para vários argumentos, mas é inegável a importância da boa escrita para o Inbound Marketing, e isto quer dizer, mais vendas para o seu negócio. O storytelling se tornou uma poderosa ferramenta para o Marketing de Atração. Pessoas tendem a receber melhor uma informação quando colocada em forma de história. “Era uma vez” pode ajudar seu negócio a viver um verdadeiro conto de fadas!

Prática antiga

Um pouquinho de contexto. Há muitos anos – na verdade nos últimos 100 anos – houve um grande investimento em administração científica. A maioria das organizações fez grandes evoluções nesse campo. Ainda assim, essas mesmas companhias têm carências básicas em comunicação corporativa, não conseguem fazer a estratégia chegar ao consumidor e também não conseguem manter suas equipes mobilizadas e motivadas.

Ao estudar estas empresas, alguns pesquisadores começaram a perceber o poder das histórias para enfrentar tais situações. Contar e ouvir histórias é uma característica natural do ser humano. Neste post (em inglês), você pode ter uma noção da incrível eficácia desta técnica. Resumindo para quem não manja muito de inglês (ou está com preguiça): storytelling é eficaz porque evoca emoções nas pessoas. Considere estas valiosas informações contidas no gráfico do post:

Se 100.500 palavras digitais são consumidas por um cidadão norte-americano todos os dias;

Então mantenha as coisas simples e diretas.

Se 92% dos consumidores querem que as marcas criem propagandas que sejam como histórias;

Então entregue conteúdo linear que expresse com clareza a narrativa.

Se o cérebro processa informações visuais até 60 vezes mais rápido do que com palavras;

Então mostre, não conte demais.

Mesmo sem um programa de storytelling, quantas vezes você já não presenciou perguntas serem respondidas com exemplos visuais ou com a contação de um caso?

[vc_separator type='transparent' position='center' color='' thickness='10px' up='' down='']

Diferentes histórias para diferentes objetivos.

Storytelling significa a capacidade de contar histórias relevantes, seja por meios escritos, falados ou audiovisuais. Percebeu alguma ligação com o Inbound? Histórias relevantes. Da mesma maneira como sempre batemos na tecla do Conteúdo Relevante para a escrita dos seus posts. Você pode se valer de vários formatos para contar uma boa história, como os posts, vídeos e infográficos.

Mas voltando a focar no conceito de Storytelling, existem contos para diversos fins. Há histórias, como as fábulas de Esopo, que servem para ensinar valores. Há outras que servem para motivar, outras para criar visão. São histórias diferentes, com estruturas diferentes que atendem diferentes objetivos. “Mas como isto ajuda mesmo a minha empresa?” Você pode estar se perguntando. Steve Danning, separa oito diferentes objetivos e padrões de histórias nos ambientes corporativos:

  • Motivar pessoas e implementar novas ideias
  • Criar confiança no autor
  • Criar confiança na sua empresa e fortalecer sua marca
  • Transmitir seus valores
  • Promover a colaboração
  • Transmitir conhecimento
  • Enfrentar rumores e fofocas
  • Criar e difundir sua visão de futuro

Com esta pequena listinha já dá para ter uma ideia de como utilizar histórias ao seu favor, certo? Lembre-se, ainda, que existem histórias sobre o passado (a maioria) mas também sobre o futuro próximo e distante.

Pode ser uma boa ideia transformar a estratégia definida para os próximos dois anos da sua empresa, em um bonito infográfico contando de maneira amigável as suas metas. Ou que tal mostrar como funciona o seu processo de Responsabilidade Ambiental em um pequeno vídeo animado? Possibilidades, possibilidades...

Projetos envolvendo Storytelling

Diversos tipos de projeto podem se beneficiar dos conhecimentos dos contadores de história. Abaixo, apenas alguns exemplos rápidos:

1 - Projetos de Comunicação Corporativa

  • Comunicação interna dos líderes
  • Gerenciamento de crises

2 - Projetos de GC

  • Aquisição de conhecimento de especialistas em fase de aposentadoria
  • Todos os projetos no item C de Nonaka e Takeushi

3 - Projetos de Colaboração

  • Mobilização para colaboração

4 - Projetos nas áreas de Processos e Normas

  • Revisão de processos
  • Comunidades de pratica

Então que tal arregaçar as mangas e fazer um inventário de tudo de relevante que você possa ter para oferecer ao usuário, e verificar a viabilidade de adaptá-los para o formato? É tempo de ser criativo para enfrentar a economia amigos.


André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News