Colaboração no Office 365 - Yammer ou Microsoft Teams?


10/07/2017

O volume e a complexidade das tarefas executadas diariamente em uma empresa tornam imperativo que se encontrem formas de facilitar a interação entre as diversas mãos envolvidas nos processos. Neste contexto amplamente funcional, entram em jogo ferramentas que otimizam a comunicação e a mão de obra coletiva em torno das atividades em equipe. Curiosamente, duas das plataformas mais populares foram desenvolvidas pela Microsoft: o Microsoft Yammer e o Microsoft Teams, utilitários do Office 365 que cumprem funções aparentemente semelhantes, mas com operacionalizações distintas. Mas, afinal, como escolher a melhor opção para sua empresa? A seguir traçaremos um dossiê completo sobre ambas as plataformas, confira!

Microsoft Teams – soluções integradas ambientadas na nuvem

Lançado no final de 2016, o Microsoft Teams foi sedimentado a partir da nuvem global do Office 365 e oferece serviço integrado aos aplicativos do Office.

Microsoft Teams – características e capacidades

  • Criação de grupos de trabalho.
  • Dentro dos grupos criados pode-se ter conversas personalizáveis ​​para cada equipe.
  • Os usuários podem agendar, visualizar e atualizar suas Reuniões e podem visualizar o Calendário das Equipes .
  • Área de trabalho: mensagens com anexos e reuniões em um espaço virtual em tempo real.
  • A visão de atividade em Equipes torna simples ver todas as conversas individuais e de equipe que você possui.

Vantagens do Microsoft Teams

  • Compartilhar pastas: faz integração de computadores com bibliotecas SharePoint
  • Tempo real: troca de mensagem instantânea com os membros de uma equipe, sendo salva para leitura posterior.
  • Aplicação multi-plataforma: disponível para Windows, MacOS, iOS e Android.
  • Canais: os canais são uma ótima maneira de ter conversas sub-tópicos com um grupo menor de usuários sem criar uma nova equipe.
  • Tabs: com a extensibilidade da aba, os usuários podem adicionar uma guia para outros serviços de acordo com as necessidades. Se você estiver usando serviços de terceiros como o Trello para tarefas, é fácil adicionar isso em vez do Planejador.

Pontos negativos:

  • Limite de 600 membros
  • Usuário externo não interage
  • Administração básica
  • Não há permalinks
  • Compartilhamento de arquivos básicos

Yammer – uma rede social personalizada para sua empresa

Outro utilitário integrado ao Office 365, o Yammer basicamente transportou as funcionalidades das redes sociais para o ambiente corporativo, utilizando tudo aquilo que poderia servir aos interesses dos colaboradores de diferentes setores de uma empresa em operações compartilhadas.

Yammer – características e funcionalidades

  • Rede Social: publicação de conteúdo de forma interativa
  • Push Notifications: Receba alertas em tempo real para novas mensagens
  • Através da plataforma, o empregado pode se comunicar com sua equipe e colegas da organização, por meio de grupos (privados e públicos), é possível criar um espaço on-line dedicado ao contato com redes externas, como parceiros, clientes e fornecedores.
  • O Yammer cumpre a função de um quadro de avisos digital para toda a organização

Vantagens do Yammer:

  • Rede social: layout similar ao Facebook para organizações internas, os usuários estão familiarizados com a forma de usá-lo para se envolver com os outros em sua vida pessoal.
  • Toda a empresa: Os posts podem ser de qualquer pessoa e todos podem ver essas postagens e interagir a elas. Você pode criar grupos públicos ou privados para usuários específicos.
  • Marcação: o recurso de marcação de tópicos em conversas ajuda os usuários a encontrar conversas por palavras-chave.
  • Pesquisas: pode criar pesquisas para obter feedback de forma estruturada.

Pontos negativos:

  • Feed da Rede Social e Email com entrada única
  • Controles: não há filtros de controle nas postagens
  • Dificuldade dos usuários em encontrar informações.

Estas são os prós e contras do Microsoft Teams e do Yammer. E então, conseguiu decidir qual é o melhor para sua empresa? Deixe seus insights no nosso espaço de comentários!


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News