Computação Social não é um estudo, é fato com o Sharepoint 2010
Tudo é 2.0. E muito fica no ramo das ideias e pouca coisa prática mostra de fato a aplicação do conceito. O Grupo Conectt é a primeira empresa brasileira especialista em SharePoint 2010, pois estamos há mais de um ano utilizando a plataforma e capacitando nossos colaboradores. Por isso, destacamos alguns diferenciais quanto à computação social nas empresas e instituições para municiar nossos clientes na hora de comparar a nova plataforma para aplicação social.
Colocaremos aqui uma série de posts com todos esses diferenciais do SharePoint 2010, mostrando razões para a migração.
Profile turbinado
O núcleo de qualquer rede de relacionamento é o perfil do usuário. O SharePoint 2010 disponibiliza o MySites, onde cada usuário pode definir seus atributos pessoais e o que pode ser publicado ou permanecer privado. O MySites de usuário é um local seguro e completo que abriga não apenas detalhes de perfil, mas também funcionalidades sociais como um novo navegador organizacional, colegas, contatos e muito mais.
Tags/comentários
Uma novidade no SharePoint 2010 é a possibilidade de acrescentar tags – comentários em conteúdos. A experiência do SharePoint é levada a um novo nível de participação e interação do usuário, onde é possível visualizar o que outros usuários pensam de um certo conteúdo.
Atribuir uma tag a um conteúdo (tagging) é associar palavras ou categorias a ele. Existem dois tipos de tagging, social tagging e expertise tagging. Social tagging descreve do que se trata o conteúdo.
Expertise tagging está relacionado a uma pessoa e descreve o que ela faz, em quais projetos está envolvida e quais são seus conhecimentos. Enquanto a social tagging permite que usuários trabalhem a arquitetura de informação do portal, a expertise tagging ajuda a construir relações e conexões com outras pessoas da empresa.
Continue acompanhando o blog para conferir mais diferenciais da nova versão do SharePoint.
Parte 2
Parte 3
Charlley Luz
Consultor Plena Consultores
Carina Lázaro
Analista de Marketing Grupo Conectt.
André Boger
boger@conectt.com.br