E a Web 2.0: morreu ou não morreu?
Circulou no final de outubro na mídia, como se fosse um teaser, que a Web 2.0 estava prestes a morrer. Os desavisados que leram somente a manchete podem fazer a seguinte pergunta: mas o que significa isso em tempos nos quais só se fala em redes sociais?
Este termo foi cunhado por Tim O’Reilly, com o objetivo inicial de nomear um evento, realizado em 1999, com o objetivo de discutir a internet 1.0 e como torna-la mais acessível. Podemos dizer que sua definição, em 140 caracteres, é “a web feita de forma apropriada”. Já Paul Graham, em 2005, disse que os 3 principais diferenciais da Web 2.0 eram a tecnologia AJAX, uma inovação para a época; a atitude democrática de interoperabilidade das ferramentas e a alta ênfase na necessidade e engajamento dos usuários.
Olhando para o conceito e diferenciais acima apresentados, não há como acreditar que isso vai morrer. É um caminho sem volta prover o poder aos usuários: uma vez que assumam este posto, quem os tira? E, melhor, por que seriam tirados?
Por tudo isso a pergunta que inicia este post: morreu ou não morreu?
Na verdade, tem se dito que morreu porque o termo tem caído em desuso já que, finalmente, está se tornando senso comum que a web é uma plataforma, apenas um meio para se realizar uma série de coisas: relacionamentos, necessidades, conhecimento e negócios. E este desuso não significa que o conceito em si vai acabar, pelo contrário, significa apenas que ela se estabeleceu como uma realidade e que grandes gurus ou receitas de bolo de como se trabalhar com a internet já não mais cabem, como na bolha dos anos 2000. Mas sim, o saber se relacionar, entender os diferentes usuários e ficar de olho nas novas tecnologias, buscando aquela que melhor se encaixa no seu tipo de negócio, é o que trará mais resultados e continuará.
Colaboração, Plataforma Tecnológica e Negócios: 3 conceitos que às vezes são tratadas dissociadas, mas, quando vistos em conjunto, podem trazer grandes frutos , independente do termo que as contenham.
Fonte: Guardian
André Boger
boger@conectt.com.br