Entenda como desenvolver estratégias e objetivos para seu novo website
Planejar um novo website – ou mesmo atualizar a estrutura de um já existente – pode ser desafiador. Há uma série de quesitos que devem ser levados em conta e isto envolve uma equipe multifacetada. Todos os esforços passam por um eixo central: o planejamento. No post de hoje, trazemos um panorama das atividades que constituem a criação de um novo website, confira!
Básico – por onde começar
Para que seu site sequer exista na web, você precisa destes três passos: Registro de domínio: inscrição de sua marca na web com extensão de local ou área comercial. Assim, você terá seu endereço online (URL), seja ele .com, .net, .cc, etc. Hosting: ou “hospedagem”, nada mais é que um local para armazenar os arquivos do seu website. Disponível em diversos planos de acordo com o tamanho de seu website ou empresa. CMS: aplicativo utilizado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo, permitindo que seja modificado, removido e adicionado com facilidade. Os CMS mais conhecido é o WordPress.
Design – sua identidade visual
É hora de definir como seu site parecerá e alinhar a experiência de usuário. Arquitetura da informação: design estrutural de ambientes de informação compartilhada. Busca facilitar o encontro da informação e usabilidade do usuário, garantindo boa experiência. Wireframe: “ilustrações básicas” da estrutura e componentes, contendo os elementos das diferentes páginas do projeto: cabeçalhos, rodapés, barras laterais, áreas de conteúdo, etc. Layout: estrutura física/gráfica de uma página. O WordPress oferece uma série de modelos de layout customizáveis de acordo com as necessidades de seu website.
Conteúdo – suas informações
Mantenha seu público informado e atraia novos consumidores potenciais. Redação: apresentação textual de sua marca com informações relevantes. Deve ser alinhado por objetivos (converter em leads, atrair visitantes) em formato adequados. SEO: é um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar seu site para que seja mais atrativo para os motores de busca. É uma parte essencial na etapa de atrair visitantes Web Analytics: não é apenas quantos usuários acessam o seu, mas como esses usuários se comportam: tempo médio no site, tipo de dispositivo, categorias mais acessadas, etc.
Testes – avalie seu website
Conheça os pontos fortes e fracos de seu site para aperfeiçoar a performance. Performance: A velocidade é essencial no desempenho do seu site, pois 40% dos consumidores vão abandona-lo se as páginas demorarem mais de 3 segundos para carregar Usabilidade: é proporcionar uma experiência positiva diante da interface. Simplicidade, facilidade e eficiência ao acessar o site ou utilizar aplicativos mobile, conquistam o usuário. Cross-browser: a habilidade de um site ou aplicação web de suportar múltiplos navegadores indiferente da tecnologia, seja HTML, CSS ou algum script client-side, como Javascript. Mobilidade: Cada vez mais usuários acessam a internet via mobile e páginas responsivas e mobile-friendly – um site mobile – são favorecidas nos mecanismos de busca como o Google.
Conversão – conquiste leitores
Produza conteúdo de qualidade, atraia visitantes e conquiste consumidores Blog: auxilia você a se destacar com um expert no seu segmento, atraindo visitantes e criando confiança com os prospects através de conteúdo educacional e de qualidade. Landing Page: criada em seu website com uma função: ser seu representante de venda digital. Dessa forma, possui uma finalidade converter visitantes em leads. Teste A/B: É o processo de comparar duas versões de uma página da internet e testá-las para ver qual tem a melhor conversão. Monitoramento Social: O monitoramento de redes sociais pode ter diversas aplicações – evitar uma crise de imagem da empresa, monitorar concorrência ou fazer um benchmark. Esta é uma lista resumida do planejamento de um novo website. É lógico que abordamos apenas a ponta do iceberg, para aprofundar no tema e planejar um site efetivo, baixe nosso glossário de Itens que não podem faltar no planejamento do seu novo site.
Rafael Rojas
rafaelrojas@conectt.com.br