Entenda como desenvolver estratégias e objetivos para seu novo website


29/01/2018

Planejar um novo website – ou mesmo atualizar a estrutura de um já existente – pode ser desafiador. Há uma série de quesitos que devem ser levados em conta e isto envolve uma equipe multifacetada. Todos os esforços passam por um eixo central: o planejamento. No post de hoje, trazemos um panorama das atividades que constituem a criação de um novo website, confira!

Básico – por onde começar

Para que seu site sequer exista na web, você precisa destes três passos: Registro de domínio: inscrição de sua marca na web com extensão de local ou área comercial. Assim, você terá seu endereço online (URL), seja ele .com, .net, .cc, etc. Hosting: ou “hospedagem”, nada mais é que um local para armazenar os arquivos do seu website. Disponível em diversos planos de acordo com o tamanho de seu website ou empresa. CMS: aplicativo utilizado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo, permitindo que seja modificado, removido e adicionado com facilidade. Os CMS mais conhecido é o WordPress.

Design – sua identidade visual

É hora de definir como seu site parecerá e alinhar a experiência de usuário. Arquitetura da informação: design estrutural de ambientes de informação compartilhada. Busca facilitar o encontro da informação e usabilidade do usuário, garantindo boa experiência. Wireframe: “ilustrações básicas” da estrutura e componentes, contendo os elementos das diferentes páginas do projeto: cabeçalhos, rodapés, barras laterais, áreas de conteúdo, etc. Layout: estrutura física/gráfica de uma página. O WordPress oferece uma série de modelos de layout customizáveis de acordo com as necessidades de seu website.

Conteúdo – suas informações

Mantenha seu público informado e atraia novos consumidores potenciais. Redação: apresentação textual de sua marca com informações relevantes. Deve ser alinhado por objetivos (converter em leads, atrair visitantes) em formato adequados. SEO: é um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar seu site para que seja mais atrativo para os motores de busca. É uma parte essencial na etapa de atrair visitantes Web Analytics: não é apenas quantos usuários acessam o seu, mas como esses usuários se comportam: tempo médio no site, tipo de dispositivo, categorias mais acessadas, etc.

Testes – avalie seu website

Conheça os pontos fortes e fracos de seu site para aperfeiçoar a performance. Performance: A velocidade é essencial no desempenho do seu site, pois 40% dos consumidores vão abandona-lo se as páginas demorarem mais de 3 segundos para carregar Usabilidade: é proporcionar uma experiência positiva diante da interface. Simplicidade, facilidade e eficiência ao acessar o site ou utilizar aplicativos mobile, conquistam o usuário. Cross-browser: a habilidade de um site ou aplicação web de suportar múltiplos navegadores indiferente da tecnologia, seja HTML, CSS ou algum script client-side, como Javascript. Mobilidade: Cada vez mais usuários acessam a internet via mobile e páginas responsivas e mobile-friendly – um site mobile – são favorecidas nos mecanismos de busca como o Google.

Conversão – conquiste leitores

Produza conteúdo de qualidade, atraia visitantes e conquiste consumidores Blog: auxilia você a se destacar com um expert no seu segmento, atraindo visitantes e criando confiança com os prospects através de conteúdo educacional e de qualidade. Landing Page: criada em seu website com uma função: ser seu representante de venda digital. Dessa forma, possui uma finalidade converter visitantes em leads. Teste A/B: É o processo de comparar duas versões de uma página da internet e testá-las para ver qual tem a melhor conversão. Monitoramento Social: O monitoramento de redes sociais pode ter diversas aplicações – evitar uma crise de imagem da empresa, monitorar concorrência ou fazer um benchmark. Esta é uma lista resumida do planejamento de um novo website. É lógico que abordamos apenas a ponta do iceberg, para aprofundar no tema e planejar um site efetivo, baixe nosso glossário de Itens que não podem faltar no planejamento do seu novo site.


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News