Inovação é argumentação
Sabe o famoso brainstorming? Por muito tempo (desde 1940, para ser exata) ele foi considerado o bilhete dourado rumo á inovação. Em um artigo de Jonah Lehrer para a New Yorker, e no livro Quiet, de Susan Cain mostram que as sessões de brainstorming são capazes de ativar um medo neurológico de rejeição e que nem sempre grupos são mais criativos do que indivíduos, e muitas vezes são necessários os dois ambientes: o colaborativo e o individual, para uma boa ideia inovadora. A Fast Company fez um artigo com 5 dicas essenciais para aumentar a produtividade de suas discussões: • Chega de hierarquia Quebrar a hierarquia é um ponto crítico para criar um ambiente em que todos se sintam a vontade para contribuir. Lehrer afirma que em sua primeira semana de trabalho, participou de uma reunião com um analista sênior e um dos principais estrategistas da empresa. Durante a conversa , o diretor olhou para ele e disse “ Você não estará fazendo seu trabalho enquanto não descordar de mim pelo menos uma vez ao dia.”. Nesse momento seu superior deixou bem claro que apesar da hierarquia, Jonah deveria expressar seus pensamentos e ideias, independente de sua senioridade. • Diga “Não, porque.” É muito falado que os brainstormings de sucesso são aqueles que aceitam ideias de todos os tipos e sem julgamento de nenhuma. E o mote dessa tática é “Sim, e...” para construir com base nas ideias dos outros participantes. Na argumentação, isso não é uma solução. Tente usar o “não, porque.” Não é uma parte importante do processo, mas já que você vai negativar uma ideia, é melhor dizer o porquê. • Diversifique a equipe O modelo de um time diversificado é bastante interessante, e funciona muito bem para táticas de argumentação porque cria uma multiplicidade de perspectivas para gerar novas ideias. Procure a personalidade inerente de cada profissional e busque misturar com outros grupos de personalidades. Por exemplo, misture um estrategista com veia artística á um designer com uma veia educador, ou biológica. Conheça sua equipe e misture para atingir ideias criativas. • Foque em um objetivo comum. Tenha sempre em mente o porquê da discussão. Argumentações são produtivas apenas quando todos entendem o objetivo da reunião. É interessante até redigir um documento de propósito, que lembra todos os participantes que o trabalho é conjunto, e qualquer discussão desnecessária é um passo reverso. • Mantenha divertido Para conseguir soluções inovadoras e eficazes para diferentes negócios, mantenha o ambiente leve e descontraído, para que todos se sintam a vontade para debater, e esteja sempre aberto á novas ideias, mas analise-as com cuidado e dê sua opinião sincera. E você? Prefere brainstorming ou debate?
André Boger
boger@conectt.com.br