Introdução à usabilidade: princípios básicos
Já falamos em alguns posts sobre usabilidade, mas ás vezes nos deparamos com algumas dúvidas do tipo: o que é a usabilidade? Por que devo me importar com isso em meus projetos? Como incorporá-la? Para tirar as dúvidas mais comuns, criamos esse post com algumas das principais questões do tema. Ainda existem diversos pontos que não abordamos neste assunto.
O que é usabilidade? Usabilidade é uma forma de mensuração e melhoria das interfaces visando facilitar sua utilização pelo usuário final. A usabilidade geralmente é definida por 5 principais componentes de qualidade:
• Aprendizado: Quão simples é para o usuário realizar tarefas simples na plataforma a primeira vez que se depara com o design e arquitetura de informação?
• Eficiência: Uma vez que os usuários já se acostumaram com o design e arquitetura, quão rápida é a realização de tarefas?
• Memorabilidade: Quando os usuários retornam á plataforma após ficar um tempo sem usá-la, qual o tempo para reestabelecer a proficiência de uso?
• Erros: Quantos erros o usuário comete,qual a severidade deles, e qual a facilidade de recuperação do sistema?
• Satisfação: O design é agradável? Quanto? Um atributo tão importante quanto as qualidades acima é a utilidade da aplicação: Afinal, ela FAZ o que o usuário PRECISA? De nada adianta um aplicativo maravilhoso, com a usabilidade turbinada se não atende nenhuma dor específica dos usuários.
Seu destino é cair no limbo de aplicações empresariais, onde permanecem as plataformas raramente ou nunca utilizadas, mas que continuam no sistema devido ao grande investimento realizado. Usabilidade e utilidade são igualmente importantes para determinar o sucesso ou o fracasso de uma aplicação, e, quando combinadas, são capazes de criar uma plataforma corporativa de baixo investimento quando este é comparado com sua utilização.
Porque Usabilidade é importante? Na web, usabilidade é uma condição essencial para sobrevivência. Se algum website é difícil de navegar, a tendência é o abandono. Se a home falha ao descrever as ofertas e possibilidades de produtos e serviços da organização, pior que abandono, dificuldade de gerar leads e reter clientes. Se os usuários se perderem no website, mais uma vez eles o abandonam, e se eles não acharem as informações que procuram, bye bye website. Sair da página é a primeira reação do usuário, afinal, existem tantos outros sites atualmente, que qual é o propósito de perder tempo procurando informações em um? Em um e-commerce, a preocupação com a usabilidade é ainda maior, já que é mais visível que se o usuário não encontrar um determinado produto significa perder dinheiro. Para Intranets, usabilidade significa produtividade dos colaboradores, e tempo perdido na plataforma é dinheiro perdido, pois eles poderiam estar atuando em alguma demanda.
As melhores práticas de desenvolvimento de aplicações contam com cerca de 10% do tempo de um projeto de design em usabilidade, e isso dobra a qualidade de um website ou aplicação. Para projetos internos pense que um projeto de usabilidade reduz os custos com treinamentos pela metade, e dobra a produtividade.Para projetos externos pense em dobrar a quantidade de leads ou metas.
Como melhorar a usabilidade? Existem diversos métodos para o estudo da usabilidade, mas o mais simples é o teste com o usuário, que conta com 3 componentes:
• Encontre usuários com o mesmo perfil de seu publico alvo, ou seja, se estiver desenvolvendo uma intranet, teste com seus colaboradores e pegue uma amostra de cada perfil – menos de seu departamento, claro; caso seja um e-commerce de roupas femininas classe a/b,procure mulheres pertencentes a esse grupo.
• Peça para os usuários teste realizarem algumas tarefas em sua plataforma com o design já implantado(escolha as funcionalidades chave para teste).
• Observe como os usuários se comportam na plataforma. Quais os passos para realização das tarefas? Quais são as dificuldades encontradas no caminho? O tempo médio para a realização das tarefas bate com o esperado? Caso não, porque? O que demorou mais e porque? E não os ajude para a execução das demandas, isso só vai comprometer o resultado.
• Para identificar os principais problemas de usabilidade, um teste com em média 5 usuários costume ser o suficiente. É mais produtivo fazer alguns testes usando como base os resultados do teste anterior e as modificações realizadas para confirmar as impressões colhidas. Design interativo é uma boa maneira de aumentar a experiência do usuário. Quanto maior o número de versões de interface e layout você testar, melhor. Lembre-se que um focus group não ajuda muito na interpretação da usabilidade. No lugar de ouvir o que as pessoas fariam, veja-as fazendo.
Quando trabalhar com usabilidade? A usabilidade normalmente começa na parte de arquitetura de informação e prossegue até o estágio final da etapa de design. Copilamos algumas dicas para incluir a usabilidade nestas etapas:
1. Antes de começar a reestruturar a arquitetura de informação e design, pesquise quais as partes que já são assimiladas pelos usuários e não devem ser modificadas. Faça um teste de usabilidade para entender quais pontos em que a mudança é imperativa e quais devem permanecer do mesmo jeito.
2. A não ser que você esteja trabalhando com uma intranet, veja e compare o design e arquitetura de informação de seus concorrentes com a sua. Veja quais são os pontos positivos para obter mais insights.
3. Crie protótipos em papel de uma ou mais ideias de design e teste-os. Quanto menor o tempo investido nas concepções INICIAIS de design, melhor, porque é bem provável que você precise modifica-las depois.
4. A partir do teste de usabilidade, refine suas ideias de design e arquitetura de informação, movendo-se gradualmente de protótipos de baixa fidelidade para representações computadorizadas e navegáveis.
5. Leia as guidelines de usabilidade internacionais para insights.
6. Quando você finalizar os conceitos de arquitetura de informação e design, teste-os de novo. Muitas vezes alguns problemas de usabilidade só surgem com a implantação.
7. Teste, teste de novo e mais uma vez. Teste até cansar. Onde testar
André Boger
boger@conectt.com.br