Conhecimento

09 janKaizala – Aplicativo de mensagens instantâneas corporativas


Kaizala – Aplicativo de mensagens instantâneas corporativas

Por: Victor Sanmartin e Wiliam Rocha

O Kaizala busca simplificar a comunicação entre equipes e parceiros de uma empresa, elemento chave na determinação do desempenho e dos resultados em um mundo corporativo tão ágil e volátil como este em que estamos vivendo.

Ele foi criado para facilitar, de forma segura e confiável, a comunicação e coordenação de toda a rede corporativa – incluindo funcionários, fornecedores, parceiros, clientes e a comunidade em geral – sendo capaz de suportar grupos grandes de até 1 milhão de pessoas. Inspirada nos aplicativos de sucesso no mercado e explorando todos os pontos fortes deles a Microsoft concebeu o Kaizala.

Desde quando ele existe?

O aplicativo foi lançado no Brasil em 2018, trazendo uma interface parecida com a de outros apps de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou o Telegram, possibilitando uma adoção mais suave da ferramenta.

O que ele tem demais?

O Kaizala conta com recursos especiais para incrementar a produtividade e a interação entre os participantes, como por exemplo, agendamento de tarefas e reuniões, treinamentos e questionários. Além disso, consta no roadmap da ferramenta que a Microsoft planeja incorporá-lo ao Microsoft Teams, a partir de 2020.

E ainda, o Kaizala traz recursos exclusivos para o Office365, com sua capacidade de conectar e engajar pessoas dentro e fora de uma organização. Você pode trocar mensagens em um chat privado com um colega seu, ou em grupos de diferentes tipos, como:

  • Grupos Planos: onde todo mundo pode ver e falar com todos e suporta até 300.000 usuários;
  • Grupos de transmissão: são grupos em que existe pelo menos um administrador e infinitos seguidores. Os seguidores não podem ver quem mais está no grupo e só podem interagir com as postagens dos administradores, enquanto o Administrador pode ver tudo;
  • Grupos de hierarquia: possibilitam que membros individuais ou outros grupos façam parte de um mesmo grupo e possam interagir, recebendo notificações e notificações e ações em massa mais facilmente.

Segundo a própria Diretora de Produtividade da Microsoft Brasil, Loredane Feltrin, “O Kaizala veio para conectar as partes desconectadas das organizações – sejam elas grandes e pequenas empresas ou no governo”.

Isso fica claro quando você pode tanto criar Grupos pessoais de sua autoria ou Grupos organizacionais, administrados com recursos avançados de segurança e privacidade, pontos fundamentais em uma era que as pessoas tendem a se preocupar mais com este assunto e precisam respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados.

Vale ressaltar também que, uma das bandeiras que a ferramenta levanta é a possibilidade de institucionalizar um aplicativo de mensagens único e corporativo, que ofereça controle para administradores de TI aplicarem padrões de governança. É comum, hoje no Brasil, ver empresas utilizando WhatsApp de maneira informal para trocar mensagens abrindo brechas para vazamento de informações valiosas.

Finalmente, por se tratar de uma ferramenta da Microsoft, você pode buscar explorar soluções criativas combinando recursos do Microsoft Power Automate, antigo Flow, PowerApps, Teams, entre outros, com os recursos de mensagem e comunicação do Kaizala. Por exemplo, quando o seu departamento de Marketing lança um questionário em um grupo de Distribuição e você quer capturar quem interage com ele e coletar as opiniões dos colaboradores, é possível com alguns cliques gerar um Flow que obtenha estes dados automaticamente e gere um relatório no Excel para análise e arquivamento dos dados rapidamente.

Como posso obtê-la?

A ferramenta está disponível em duas versões, uma paga e outra gratuita. A utilização sem qualquer custo permite a realização de conversas individuais ou em grupo suporta a configuração de hierarquias dentro destes grupos, incluindo suporte para pessoas de fora da empresa que necessitem participar das conversas. A versão paga faz parte do Office 365 e conta com o acesso ao Microsoft Kaizala Management Portal, onde ficam disponíveis as ferramentas para gerenciamento de grupos e pessoas.

Dentro do portal, o administrador pode criar grupos e subgrupos, adicionar pessoas e definir a função de todos os usuários dos grupos, bem como remover usuários, bloqueando remotamente todos os dados, para que caso eles sejam removidos de algum grupo, o usuário perca acesso a estes documentos compartilhados da empresa.

Esta versão, ainda permite a criação de grupos públicos, ações personalizadas, relatórios e análises avançadas e integração de sistemas, usando APIs do Kaizala, para fazer a integração com seus sistemas de linha de negócio, podendo automatizar seus fluxos de trabalho comerciais com integrações com produtos do Office 365, como SharePoint, Flow, Excel e Power BI.

Tags

MicrosoftMicrosoft Officemicrosoft teamsshare pointtransformação digital

Mais Conteúdos

O que muda com o novo Dynamics 365
O que muda com o novo Dynamics 365?

O que é o SharePoint Modern e por que eu deveria migrar?
O que é o SharePoint Modern e por que eu deveria migrar?

microsoft teams
Saiba como o Microsoft Teams pode revolucionar o seu negócio

Microsoft Delve
O que é a ferramenta Microsoft Delve?

Microsoft Stream
O que é o Microsoft Stream?

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa