Liderança: Mais gratidão e menos “obrigado”
Todos sabemos que empresas mais felizes faturam mais. E a melhor maneira de deixar seus colaboradores felizes é mostrar gratidão pelo que eles fazem.
Na Harvard Business Review, o psiquiatra adverte executivos de negócios contra a visualização de suas equipes - especialmente seus assistentes - como "aparelhos". É importante lembrar que seus subordinados diretos têm uma vida interior, e o pagamento muitas vezes não é o suficiente para mantê-los satisfeitos.
Tal como acontece com outros mamíferos, os seres humanos precisam sentir conexões sociais para fazer o seu melhor trabalho. Uma empresa que mantêm seus colaboradores engajados tem sua produtividade triplicada, e expressar gratidão é uma atitude recíproca, o que significa que a pessoa que recebeu o agradecimento tem maior probabilidade de ajudar quem lhe agradeceu, e menor probabilidade de trocar de emprego.
Como realmente dizer obrigado.
Mark Goulston indica três passos essenciais para a demonstração real de gratidão.
1. Seja preciso: agradeça a pessoa especificamente pelo que ela tem feito de bom: diga com precisão o que ela fez de extraordinário
2. Reconheça o esforço: Repare o que custou para fazer as coisas acontecerem. Se um colaborador trabalhou no final de semana, por exemplo, saiba e agradeça os custos familiares e sociais dessa ação passados pelo funcionário.
3. Divida a glória: Aponte como o trabalho excepcional de uma pessoa afeta diretamente sua função. Mostre que vocês estão nisso juntos.
Desenvolver o conhecimento de que gratidão é essencial nas relações corporativas é um elemento chave para a liderança, que pode ajudar você e sua equipe a chegar a seu verdadeiro potencial.Fonte: Fast CompanyAndré Boger
boger@conectt.com.br