A comunicação interna da minha empresa é ruim!
Você já ouviu alguma dessas frases? "Nossa comunicação interna é ruim", "Não temos comunicação interna", "Só o mural não resolve", "Preciso comunicar melhor as normas corporativas", ... Pior ainda acontece quando nosso cliente detecta erros de comunicação básica em nossas equipes. Bem, as falhas na comunicação interna de uma empresa são corriqueiras, mas sempre existem formas de melhorar esta situação, tal como, uma equipe focada na sua comunicação interna ou com apoio de uma empresa especializada em endomarketing. Assim, neste post gostaria de focar em três ingredientes que podem nos ajudar a criar uma comunicação mais assertiva para nossas companhias.
1. TECNOLOGIA
Os Portais Corporativos ou Intranets baseados em plataformas de fácil atualização e publicação de conteúdo são ferramentas que vão além do mural. Com elas é possível publicar a informação de forma rica, ou seja, com fotos, vídeos, link para outros sistemas, obter feedback sobre o conteúdo, criar enquetes, calendários, curtir, coletar comentários, etc., enfim, não só comunicar em via de mão única, mas também conversar com o colaborador, obtendo seu feedback ou, até mesmo, obter de "de acordo" para uma nova política interna.
2. COMPORTAMENTO DE INTERNAUTA
Se existe algo que mudou, e muito, com o advento da internet, foi a forma como nos relacionamos com o conhecimento, com as pessoas, com a informação, enfim, com quase tudo! Nosso comportamento doméstico é "Google Maniaco". Para qualquer assunto que precisamos mais informações recorremos ao Google, Bing, Yahoo Respostas,... Já nas empresas não temos ainda essa dinâmica de usar um buscador para encontrar informações, mas essa é uma mudança que podemos incentivar. Além disso, os Blogs e Wikis, amplamente utilizados no escopo pessoal, são poucos usados no ambiente corporativo. Claro que para isso precisamos também da tecnologia, mas você deve concordar que um pouco dessa cultura de internauta todos nós já temos incrustados em nossa mente (mind set), então considere isso a seu favor.
3. MARKETING (ou endomarketing)
O terceiro componente diz respeito a como divulgamos (ou até vendemos) "nosso peixe"! Segundo o dicionário Michaelis, marketing é: 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Ora, se no caso do endomarketing, nossos "produtos" são os comunicados, as novidades da empresa, as vagas abertas, os resultados de um setor, etc... e, por outro lado, o "consumidor" é o colaborador dessa empresa, nada mais certo que executar ações de marketing internas para atingir o colaborador. Ou seja, e-mail marketing, mural, outdoor, cartazes, intranet e outros, são veículos dessas comunicações.
Então...
Assim, para fechar este post, juntando tudo isso como posso melhorar minha comunicação interna usando Tecnologia, Comportamento e Endomarketing? Primeiro, assuma que seu colaborador já tem um comportamento digital intrínseco. Nós nos acostumamos a avaliar que isso não é verdade, por que ele é mais velho, ou por que ele não tem internet rápida em casa, ou por outros motivos. Não se deixar enganar, a grande maioria já tem sim facilidade para o digital, o problema está em outro lugar. Segundo, use a tecnologia: INTRANET é um ótimo canal! Mas procure uma tecnologia compatível com suas necessidades e objetivos (e, as vezes, também compatível com as diretrizes da TI da sua empresa). Na nossa experiência trabalhamos com várias tecnologias, mas a maioria de nossos projetos de Intranets e Portais Corporativos são executados com Microsoft SharePoint juntamente com nosso acelerador para SharePoint o Conectt Express. Terceiro, haja de forma marqueteira, pois você quer "vender seu peixe". Mas tome cuidado, comunique para grupos e até de forma personalizada (colocar o cardápio do refeitório na home da Intranet na filial que não possui refeitório pega mal). Nesse caso, outro fator importante a considerar é que o veículo da propaganda (a Intranet, por exemplo) precisa ser atrativa e bem usada (ter acessos frequentes). É como a vitrine de uma loja: um cartaz de promoção em uma loja boa, limpa, bonita, com roupas bacanas e público diferenciado certamente chama a atenção, mas se ao entrar na loja você encontra bagunça, falta de estoque, serviço lento, etc., bem aí fica difícil né? Então, mais que tudo sua Intranet precisa servir e estar bem organizada, caso contrário ninguém "entra nessa loja", muito menos compra! E, para finalizar, tenha um parceiro com foco e experiência no assunto. Nós não somos os únicos, mas estamos aqui para ajudá-lo!
André Boger
boger@conectt.com.br