A comunicação interna da minha empresa é ruim!


31/08/2015

Você já ouviu alguma dessas frases? "Nossa comunicação interna é ruim", "Não temos comunicação interna", "Só o mural não resolve", "Preciso comunicar melhor as normas corporativas", ... Pior ainda acontece quando nosso cliente detecta erros de comunicação básica em nossas equipes. Bem, as falhas na comunicação interna de uma empresa são corriqueiras, mas sempre existem formas de melhorar esta situação, tal como, uma equipe focada na sua comunicação interna ou com apoio de uma empresa especializada em endomarketing. Assim, neste post gostaria de focar em três ingredientes que podem nos ajudar a criar uma comunicação mais assertiva para nossas companhias.

1. TECNOLOGIA

Os Portais Corporativos ou Intranets baseados em plataformas de fácil atualização e publicação de conteúdo são ferramentas que vão além do mural. Com elas é possível publicar a informação de forma rica, ou seja, com fotos, vídeos, link para outros sistemas, obter feedback sobre o conteúdo, criar enquetes, calendários, curtir, coletar comentários, etc., enfim, não só comunicar em via de mão única, mas também conversar com o colaborador, obtendo seu feedback ou, até mesmo, obter de "de acordo" para uma nova política interna.

2. COMPORTAMENTO DE INTERNAUTA

Se existe algo que mudou, e muito, com o advento da internet, foi a forma como nos relacionamos com o conhecimento, com as pessoas, com a informação, enfim, com quase tudo! Nosso comportamento doméstico é "Google Maniaco". Para qualquer assunto que precisamos mais informações recorremos ao Google, Bing, Yahoo Respostas,... Já nas empresas não temos ainda essa dinâmica de usar um buscador para encontrar informações, mas essa é uma mudança que podemos incentivar. Além disso, os Blogs e Wikis, amplamente utilizados no escopo pessoal, são poucos usados no ambiente corporativo. Claro que para isso precisamos também da tecnologia, mas você deve concordar que um pouco dessa cultura de internauta todos nós já temos incrustados em nossa mente (mind set), então considere isso a seu favor.

 3. MARKETING (ou endomarketing)

O terceiro componente diz respeito a como divulgamos (ou até vendemos) "nosso peixe"! Segundo o dicionário Michaelis, marketing é: 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Ora, se no caso do endomarketing, nossos "produtos" são os comunicados, as novidades da empresa, as vagas abertas, os resultados de um setor, etc... e, por outro lado, o "consumidor" é o colaborador dessa empresa, nada mais certo que executar ações de marketing internas para atingir o colaborador. Ou seja, e-mail marketing, mural, outdoor, cartazes, intranet e outros, são veículos dessas comunicações.

Então...

Assim, para fechar este post, juntando tudo isso como posso melhorar minha comunicação interna usando Tecnologia, Comportamento e Endomarketing? Primeiro, assuma que seu colaborador já tem um comportamento digital intrínseco. Nós nos acostumamos a avaliar que isso não é verdade, por que ele é mais velho, ou por que ele não tem internet rápida em casa, ou por outros motivos. Não se deixar enganar, a grande maioria já tem sim facilidade para o digital, o problema está em outro lugar. Segundo, use a tecnologia: INTRANET é um ótimo canal! Mas procure uma tecnologia compatível com suas necessidades e objetivos (e, as vezes, também compatível com as diretrizes da TI da sua empresa). Na nossa experiência trabalhamos com várias tecnologias, mas a maioria de nossos projetos de Intranets e Portais Corporativos são executados com Microsoft SharePoint juntamente com nosso acelerador para SharePoint o Conectt Express. Terceiro, haja de forma marqueteira, pois você quer "vender seu peixe". Mas tome cuidado, comunique para grupos e até de forma personalizada (colocar o cardápio do refeitório na home da Intranet na filial que não possui refeitório pega mal). Nesse caso, outro fator importante a considerar é que o veículo da propaganda (a Intranet, por exemplo) precisa ser atrativa e bem usada (ter acessos frequentes). É como a vitrine de uma loja: um cartaz de promoção em uma loja boa, limpa, bonita, com roupas bacanas e público diferenciado certamente chama a atenção, mas se ao entrar na loja você encontra bagunça, falta de estoque, serviço lento, etc., bem aí fica difícil né? Então, mais que tudo sua Intranet precisa servir e estar bem organizada, caso contrário ninguém "entra nessa loja", muito menos compra! E, para finalizar, tenha um parceiro com foco e experiência no assunto. Nós não somos os únicos, mas estamos aqui para ajudá-lo!

 


André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News