Planejamento e comunicação são essenciais para criar um site novo
Se você acompanha o blog Conectt, você certamente já reconhece a importância que um bom planejamento desempenha para a criação de um website. Aqui, sempre ressaltamos como é importante planejar bastante antes de criar um site para não perder tempo, dinheiro e mão de obra para remediar problemas depois que sua execução estiver completa. A verdade é que planejamento das ações e a comunicação entre as diversas partes envolvidas irão definir o sucesso (ou o fracasso) durante a execução de um projeto para criar um site novo.
Planejamento em múltiplos níveis
O processo de criar um site é complexo e demanda uma aplicação logística em múltiplas áreas de conhecimento. Afinal de contas, criar um site novo envolve esforços de equipes de comunicação, desenvolvimento, design, entre outros. Por isso, tenha isto em mente: um projeto de website mal planejado custará caro, não só em termos orçamentários, mas em tempo e aplicação de ativos dentro da sua empresa como um todo.
Mais que um contrato, uma parceria
Lembre-se: um website não é simplesmente feito por uma empresa contratada. Ele só é realizado através de uma parceria sólida entre ambas as partes. Sendo assim, a busca por sua fornecedora de suporte não pode se basear apenas em orçamento – como é comum ocorrer – mas em questões de igual importância:
- A sua empresa parceira domina as tecnologias que você deseja aplicar em seu projeto?
- O quão atualizada ela está em relação às novas exigências de consumo e tecnologia?
- Os profissionais responsáveis pelo seu novo website escutam o que você tem a dizer?
- A empresa parceria está apta a realizar entregas dentro do prazo acordado?
Todos envolvidos, todos representados
Um ponto a ser ressaltado é que, em se tratando de uma parceria, estes questionamentos não são unilaterais, tampouco partem apenas do profissional responsável pela gestão do projeto por parte de sua organização. Durante o período de aplicação do projeto, todos os setores de sua empresa devem estar envolvidos nele. Afinal de contas, o website final representará a empresa em que eles trabalham, e não a parceira. Muitas vezes, atrasos surgem justamente de questões internas, como setores que, dedicando-se a demandas internas, protelam obrigações relacionadas a materiais de sua responsabilidade dentro do projeto. Pode parecer pouco, mas, de setor em setor, isto pode trazer modificações consideráveis em prazo e orçamento, trazendo prejuízos não só para o website, mas para toda a empresa.
Comunicação
Este é um tema sobre o qual já falamos por aqui e falaremos ainda mais. Muitos veem um website puramente como produto de desenvolvimento digital, e não como um projeto de comunicação. O impacto visual de seu website, assim como a qualidade das informações contidas nele, afetará diretamente o veredicto de seu prospect. Uma comunicação competente através de seu website é essencial para despertar interesse e gerar engajamento de seus consumidores, então, não menospreze a comunicação (verbal e visual) de seu website.
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Rafael Rojas
rafaelrojas@conectt.com.br