Saiba o que rolou no evento "Inovar é do jogo", sobre gamificação e colaboração
O sucesso de um projeto não tem fórmula secreta, depende de uma série de iniciativas. Mas, quando pessoas criativas, inovadoras e focadas em resultados se unem, às chances são grandes de que os objetivos serão alcançados. Isso ficou claro no dia 23 de maio, quando André Boger, Diretor Conectt, participou do evento “Inovar é do jogo”, ocorrido na TecnoPUC, em Porto Alegre. O evento, organizado pela PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e mediado por Marcel Ghiraldini, VP Math Marketing, contou com as presenças de Sérgio Roth, gestor do Laboratório de Inovação da ThyssenKrupp, Eduardo Pellanda, professor da PUCRS e consultor especialista em Inovação, e André Pase, professor da PUCRS e consultor especialista em games, para falar de uma solução em gamificação formulada pela união desta equipe para incentivar a colaboração e a inovação dentro da ThyssenKrupp Brasil.
Uma parceria por inovação
A solução formulada pela Conectt, a PUC-RS e a sucursal brasileira da desenvolvedora internacional de elevadores com fim de incentivar a colaboração e a sugestão de ideias inovadoras para cortar custos e/ou aumentar a produtividade foi desenvolvida de acordo com as ideias da gameficação. Ou seja, mecânicas de jogo em processos operacionais para aumentar resultados e engajamento. Da esquerda para a direita, Eduardo Pellanda, André Pase, Sérgio Roth, André Boger e Marcel Ghiraldini[/caption]
Solução em gamificação
O projeto é uma plataforma na qual os colaboradores podem sugerir mudanças nas atividades da empresa buscando mais resultados e menos custo operacional. As ideias mais inovadoras e efetivas dentro da rotina ganham mais “likes” de colegas e investimentos em uma moeda virtual de avaliadores. Por fim, as mais populares vão a um comitê que define sua aplicação. Se ela for posta em prática, seu criador, assim como quem investiu nela, são reconhecidos com compensações e premiações internas. De acordo com os participantes do bate papo, hoje, maior parte das pessoas estão contextualizadas em um ambiente tecnológico e se sentem incentivadas por um contexto de jogo. “A compressão do tempo faz com que a gente incorpore a tecnologia no cotidiano”, comentou André Boger, contextualizando como os avanços tecnológicos aumentam a produtividade, mas também exigem agilidade nos resultados. “Trata-se de uma forma de tornar o trabalho prazeroso para os colaboradores da empresa”, afirmou André Pase. “A gameficação vem com essa ideia de dar um propósito às atividades diárias dentro da empresa”, completou.
Incentivando inovação
A iniciativa do ambiente de colaboração surgiu da consciência da necessidade de inovar para manter-se competitivo em um ambiente de mudanças cada vez mais abruptas. Como citou André Boger, de acordo com ampla experiência no mercado de TI, processos de desenvolvimento ficam cada vez mais rápidos e novas soluções surgem em uma rotina anual. Mas, afinal, como inovar? Como afirmou Eduardo Pellanda, “se todo mundo é inovador, ninguém é”. Ou seja, é preciso buscar diferenciais, “resolver problemas que ainda não existem”, como afirma Pellanda. A ideia foi completada por Sérgio, que expôs uma situação comum. “Às vezes as pessoas querem que a empresa inove dizendo como inovar”, brincou. De acordo com ele, a inovação vêm de um entendimento do mercado e dos problemas enfrentados. As soluções surgem dessa contextualização, e iniciativas de gamificação incentivam as ideias neste sentido. A inovação não vem do nada. Ela exige a capacidade de realizar uma análise comparativa de sua situação com a de seus concorrentes. Quer saber como fazer seu marketing digital evoluir de maneira a atingir uma situação de maturidade digital e, consequentemente, ter um ambiente produtivo e inovador? Conheça nosso método, o Digital Marketing Maturity Model, clique no banner abaixo!
Rafael Rojas
rafaelrojas@conectt.com.br