Conhecimento

09 marSeu site não serve a seu propósito? Entenda o que há de errado


Propósito do seus site

É justo dizer que um dos grandes desafios da criação de um site para empresa é o planejamento. Trata-se de uma ação multifacetada que envolve profissionais de diferentes áreas e, portanto, dificulta ações de controle e organização.

O grande problema reside no fato de que sem um planejamento adequado, as chances de que o site dê errado são enormes. E, admita, no atual cenário, se o posicionamento online vai mal, toda empresa é prejudicada.

Neste post, apresentaremos os principais problemas causados por um website mal planejado, assim como suas respectivas soluções. Confira!

Orçamento estourou

Solução: alinhamento completo de tarefas e seus respectivos custos

Ora, como definir o preço de uma ação que é posta em prática por profissionais de diversas áreas que, por sua vez, obedecem a diferentes padrões e tabelas e preço.

É por isso que ações iniciais devem ser milimetricamente planejadas e alinhadas com a fornecedora de serviços que proverá o site, assim, você fica precavido de surpresas desagradáveis na cobrança final.

O site ficou diferente do que você queria

Solução: estabelecer uma parceria com a empresa responsável pelo website

É importante que a empresa contratada seja tratada como uma parceira, e não uma simples fornecedora. Afinal de contas, o site servirá à sua empresa. Ninguém a conhece melhor que você.

Delegar funções importantíssimas como redação de conteúdo ou design a quem não está ciente de questões como buyer personas pode gerar baixa adesão ao website. Por isso é importante sempre estar em sintonia com os profissionais responsáveis.

O site não é encontrado nos mecanismos de busca

Solução: Aplicação de estratégia SEO

Este problema é praticamente o oposto ao item anterior. Aqui, você teve domínio sobre a produção de conteúdo do website e está plenamente satisfeito com ele, porém, o material não é encontrando em buscas no Google.

Isso ocorre pois, apesar de conhecer seu mercado, o profissional não possui conhecimento de SEO, ignorando elementos como uso de palavras-chave, design responsivo, adaptação a acessos via mobile, etc.

Você não tem acesso a customizações

Solução: Utilização de plataformas como WordPress

Outro problema recorrente é, após o website ser entregue, você não ter acesso a modificações em informações defasadas pelo tempo, a mudanças no layout, etc. Ora, o site é seu, é importante que você e sua equipe possam o atualizar sempre que necessário.

Aplicativos de gerenciamento de conteúdo para web como o WordPress permitem acesso fácil à criação de conteúdo e modificações no Layout. Mas, saiba quando chamar ajuda de sua fornecedora de suporte.

Lançamento do site atrasou

Solução: organização no envio de materiais

Muitas vezes, atrasos ocorrem porque as equipes necessárias pelo envio de materiais (fotos, textos, informações gerais) negligenciam o projeto. O mesmo vale para a revisão de páginas prontas.

Ora, é de se entender que profissionais priorizem funções exercidas diariamente em relação a um projeto ainda não concretizado. Porém, a execução de tarefas simples como as citadas anteriormente envolve bem menos gasto desnecessário de tempo do que o descaso com o site.

Lembre-se, cada 24h que um material simples deixa de ser revisado é um dia de atraso na entrega do site de sua empresa.

Estas são algumas dicas para evitar problemas em seu website. É lógico que abordamos apenas a ponta do iceberg, para saber muito mais sobre o assunto, baixe nosso glossário de Itens que não podem faltar no planejamento do seu novo site.

Tags

como criar sitecriar sitecriar um siteinternetnovo websiteprojetoprojetossitesite empresawebsite

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa