SLA - Como definir um acordo de nível de serviço sem prejuízos em 5 passos


22/09/2017

Se existe um ponto de convergência entre diretores de marketing e de TI em empresas com alto grau de demandas, ele está situado no SLA (Service Level Agreement). Ora, todo diretor de TI busca modernizar e aumentar a performance do time, acelerar o tempo de resposta a imprevistos, reduzir o tempo perdido em falhas no sistema e, simultaneamente, cortar custos em suas operações de suporte. Acredite, quando estes objetivos são atingidos, ninguém fica mais feliz que a equipe de marketing. A aplicação de um Acordo a Nível de Serviço (como SLA é conhecido no Brasil) desempenha um papel crucial nas tarefas diárias de suporte em TI e em ações de marketing, proporcionando que os times aloquem recursos de maneira otimizada para gerenciar os serviços oferecidos. A ausência de um plano contundente de SLA pode levar a:

  • Departamentos desinformados quanto às suas funções.
  • Gasto de tempo exagerado em comunicação e resolução de problemas.
  • Falta de eficiência no serviço.
  • Aumento de falhas no sistema.
  • Usuários e clientes insatisfeitos.

Mas, como definir um plano de SLA que vai cumprir com todas estas demandas em sua empresa? Vejamos a seguir em cinco passos!

1º passo: Defina o escopo de seu Acordo de Nível de Serviço

Eu sei, isso é como dizer “comece pelo começo”, mas é extremamente necessário. Mas com esta iniciativa você irá definir a maneira como os serviços são entregues dentro do tempo acordado. Além disso, também criará um esboço do fluxo de trabalho e definirá as responsabilidades dentro das equipes de marketing, TI e vendas.

2º passo: Projete parâmetros de tempo para resposta e resolução de problemas

Crie tickets de prioridade para definir os tempos de resposta e resolução de problemas. Os tickets podem definir a prioridade de cada caso, por exemplo, em “urgente”, “média” e “baixa”, de acordo com o impacto ou prejuízo nos negócios como um todo.

3º passo: Crie pontos de responsabilidade e delegação entre colaboradores

Quando um colaborador realiza um contato inicial com um usuário que relata um problema, ele assume responsabilidade sobre o ticket até que a situação se resolva. Caso o ticket siga sem resolução após um prazo estipulado, o serviço deve ser delegado. Entretanto, até mesmo a delegação deve ser pré-definida como forma de atribuir a responsabilidade para a pessoa certa e evitar desperdício de tempo e recursos.

4º passo: Monitore performance. Mapeie confiabilidade

Use as ferramentas apropriadas para monitorar a performance e checar se seu Acordo de Nível de Serviço corre dentro dos conformes através de indicadores de performance (saiba mais sobre isso). Além disso, realize testes fora da rotina para identificar “pontos-cegos” em seu plano. Estes serão preenchidos através de treinamento de equipe ou mudanças no SLA. O que nos leva ao próximo tópico...

5ºpasso: Estabeleça planos de mudança em SLA

Não adote um plano rígido, isso só criará uma situação de risco de sua marca tornar-se anacrônica. Ao invés disso, adote um plano arejado, capaz de evoluir de acordo com as demandas de negócios e necessidades dos consumidores. Para isso, é essencial ter planos de acordo entre time e consumidores para processar a autorização e aplicação de mudanças no plano SLA em conformidade com a necessidade e autorização de todas partes envolvidas. Pronto! Com estes passos, você irá criar uma visão unificada dentro de sua empresa, possibilitando que suas equipes de marketing, vendas e TI trabalhem em coesão e garantindo a melhor entrega de serviços para os usuários finais! (Material parcialmente baseado em artigo originalmente publicado pelo Manage Engine Blog) Temos certeza que estes passos serão muito úteis na aplicação de seus projetos. Mas conhecimento nunca é demais. Conheça o Business Canvas, uma metodologia usada para criação, concepção e pré-planejamento normalmente colaborativo de um projeto. Basta clicar no banner abaixo!


Rafael Rojas

rafaelrojas@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News