Sua empresa realmente precisa criar um site novo?
Sim, pode parecer contraditório, mas hoje iremos apontar motivos para você não investir em criar um site novo para sua empresa. Ora, todos sabemos como o processo de recriação completa de um website é caro e complicado, além de envolver tempo, planejamento e investimento de mão de obra. Sim, seus colaboradores terão de participar desse processo e, muitas vezes, ficarão insatisfeitos em terem de abandonar temporariamente suas tarefas para prestar auxílio ao criar um site novo. E o pior, muitas vezes feito às pressas, seu site novo não irá gerar os resultados esperados a despeito do investimento de tempo. É por isso que hoje apontaremos alguns insights que mostram como uma reformulação parcial em direção a captação e resultados pode ser o ideal para seu site novo. Confira!
Em primeiro lugar: vá de WordPress
Já falamos sobre os benefícios do WordPress, mas não custa reiterar. Muitas vezes, seu site novo não precisa ser completamente refeito, o que falta são as soluções do WordPress. Ora, não é por acaso que, hoje, 25% dos websites ativos funcionam via WordPress. Trata-se de uma plataforma segura, responsiva e completa, com ótimas soluções de design e que, após a transferência do conteúdo para seu domínio, permite acesso simples e intuitivo até mesmo aos colaboradores mais leigos. Qualquer um pode redigir ou editar um texto, assim como inserir imagens e Calls to Action via WordPress. Além disso, o WordPress conta com recursos para auxiliar no SEO de seu website, facilitando não só a aplicação de palavras-chave potenciais como também sobre melhores práticas de formatação de texto, tamanhos de parágrafos, localização de keywords, metadescrições, títulos e mais.
Personas: você realmente conhece seu público?
Ora, de nada adianta você reformular seu site completamente se ele continuar alheio aos anseios, necessidades e dores de seu público consumidor. Aqui novamente correremos o risco de sermos repetitivos, mas realmente não custa reiterar. Muitas vezes, ao invés de criar um site novo, empresas precisam apenas de uma reformulação no conteúdo de maneira a realmente dialogar com suas personas. Um website realizado sem um entendimento das personas simplesmente não gerará resultados sólidos, ficando aquém dos resultados esperados após o investimento envolvido no seu desenvolvimento.
Pense em seu site como um processo contínuo a ser aperfeiçoado
Do ponto de vista da geração de resultados, um website nunca está pronto. Há sempre um detalhe que pode ser aperfeiçoado de maneira a otimizar a geração de resultados. Isso pode ocorrer por conta de novas tecnologias que surgem e mudam a forma de acesso à internet, (vide o crescimento do acesso via dispositivos móveis e a vindoura Internet das Cosias), ao comportamento do consumidor e às próprias regras impostas pelos mecanismos de busca (note aqui que as três motivações apontadas estão inter-relacionadas). Por isso, antes de voltar ao ponto zero e refazer todo seu website, pense no que pode melhorar nele. É como comprar um carro e ele simplesmente parar de funcionar após alguns meses de uso. Se isso soa ridículo, é porque é realmente ridículo! Com a ajuda de seu suporte – quando necessário – conheça seu site, conheça os processos e analise os resultados, logo você terá panoramas completos de pontos fortes e fracos, podendo tomar decisões acertadas e gerar resultados...ou você pode continuar refazendo seu site anualmente.
Rafael Rojas
rafaelrojas@conectt.com.br