Um portal não serve para nada


28/10/2011
Frequentemente, somos chamados por grandes empresas para falar sobre suas necessidades em Portais Corporativos. Não é raro recebermos a encomenda de fazer um portal, ponto. A encomenda pode ter vindo da diretoria, por exemplo, que percebe que outras empresas estão conseguindo obter sucesso com este tipo de plataforma. Geralmente, este tipo de encomenda vem na forma de uma enorme RFP (request for proposal – solicitação de proposta), contemplando a escolha de ferramenta, planejamento e execução do projeto. Nestes casos, a primeira coisa que buscamos trabalhar conjuntamente com estes clientes é o que é esperado efetivamente do portal. Afinal de contas, um portal não serve para nada, a menos que tenha por trás um contexto coerente de negócio, ou seja, um propósito real.

Por que minha empresa precisa de um portal?

Considerando que praticamente todas as aplicações corporativas devem ser entregues através de portais nos próximos anos, é comum chamarmos qualquer coisa de portal. Quando isso acontece, normalmente temos problemas de entendimento e podemos dar o passo maior do que a perna ou simplesmente gerar projetos que nunca acabam. Antes de pensar no portal, propriamente dito, primeiro precisamos pensar em três eixos principais:
  • Processos – Que processos de negócio existem hoje na companhia e como são gerenciados? Muitas vezes os processos ocorrem de maneira informal, o que pode se configurar em uma enorme oportunidade de ganhos para a empresa. Em outras situações, podemos identificar que os processos mais críticos para o negócio estão devidamente mapeados e suportados por tecnologia (Geralmente o ERP). Entretanto, diversos outros processos podem estar sendo feitos de maneira informal, ou até não existirem. Isto também se configura como um potencial de ganhos para o negócio.
  • Conteúdo – Quando o assunto são os trabalhadores do conhecimento, o conteúdo é a matéria-prima necessária para a execução do trabalho. Algumas empresas já possuem aplicações para guardar e gerenciar documentos. Estas aplicações, em muitos casos, estão restritas a áreas específicas, como qualidade, ou jurídico. Existe, portanto, potencial de ganho na organização de documentos para as demais áreas da empresa. Além disso, existem diferentes formas de se trabalhar com conteúdo. Desde a construção colaborativa até a busca em bases estruturadas ou não estruturadas. Uma das ações importantes para identificação de potenciais ganhos de negócio é mapear as fontes e os consumidores de informação. Geralmente, encontramos diversos GAPs, que podem ser atendidos com aplicativos de ECM (Enterprise Content Management).
  • Pessoas – Além das questões óbvias de cultura digital e de compartilhamento, o eixo pessoas também pode nos fornecer insights de geração de valor bastante relevantes. Por exemplo, podemos pensar em aplicativos simples de localização de dados básicos (podendo chegar a skills, as famosas Yellow Pages) dentro da companhia ou em como integrar equipes remotas. Em empresas com grande número de knowledge workers e diversos locais físicos de trabalho (sem falar em home-offices), aplicações que sejam capazes de criar ambientes integrados e colaborativos podem gerar valor considerável.
O mais importante é pensar, antes de encomendar o projeto, no valor que se busca e especialmente onde existe potencial de ganho com estes tipos de aplicações. A boa notícia é que nas corporações de médio e grande portes, é possível encontrar centenas de possibilidades de ganhos. Quando se mapeia corretamente, a dificuldade se torna justamente priorizar estas iniciativas, de modo a criar um roadmap de execução coerente.
Para aquelas empresas que estão pensando em uma estratégia Big-bang de portal, preparando RFPs altamente abrangentes, nosso conselho é fazer como Jack, por partes. Considere partir para uma abordagem faseada, onde o primeiro desafio é responder à pergunta: “onde existe potencial de ganho de negócio?”

André Boger

boger@conectt.com.br

Conheça nossos cases de sucesso


Valor Econômico – Gestão De Conteúdo

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000. Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.
leia mais

Portal Unimed Porto Alegre

A Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 345 cooperativas no Brasil, com médicos, hospitais credenciados e hospitais próprios. Além disso, possuem pronto atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
leia mais

GDK

GDK SA foi fundada em Salvador, Bahia, em 1989, sob o nome geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa no setor, adotando as Damulakis Corporativo Gerais, e adicionou à sua coleção de mais de 45 anos de experiência e realizações no setor de Petróleo e Gás e mais tarde optou por uma nova marca corporativa que vai ser GDK SA.
leia mais

ADP

Uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano do mundo, a ADP oferece uma ampla gama de ferramentas para Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Administração de Impostos e Benefícios e ajuda seus clientes a ficarem em dia com as mudanças regulatórias e legais. As soluções para empregadores são amigáveis e se adaptam às necessidades de companhias de todos os tipos e tamanhos. ADP traz profunda experiência em ajudar seus clientes a construir uma força de trabalho melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e nos Processos de Terceirização, ADP atende a mais de 740.000 clientes em mais de 140 países.
leia mais

BASF Digilab 2.0

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos. Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.
leia mais

Yamana Gold – Change Budget

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – CAPEX

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Yamana Gold – Business Intelligence

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

29° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

30° Bienal De Artes

A Bienal de São Paulo exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
leia mais

Vitrine De Corretoras

A BMF Bovespa é uma empresa que tem o lucro vinculado com transações, e não venda direta de ações, porém tem uma imagem muito positiva junto aos investidores. Para incentivar a compra de ações de corretoras, e aumentar o número de transações, a organização decidiu criar um local em seu site onde os futuros investidores pudessem se conectar com as corretoras, gerando mais transações no mercado de ações.
leia mais

Intranet Villares Metals

Há mais de 70 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais. Seus resultados são frutos da qualidade, especificidade e diferenciais de seus produtos, além de serviços prestados. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros. A empresa é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina.
leia mais

Yamana – Painel De Indicadores

A Yamana Gold Inc. é uma produtora de ouro com sede no Canadá que iniciou suas operações em 2003 com produção significativa de ouro, propriedades em estágio de desenvolvimento de ouro, propriedades de exploração e posições de terra no Canadá, Brasil, Chile e Argentina.
leia mais

Hotsite ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
leia mais

thyssenkrupp Elevadores

Saiba como a thyssenkrupp Elevadores otimizou a sua principal área de negócios através da transformação digital, com a criação de um sistema de gestão e aprovação de documentos para seus mais de 24.000 fornecedores.
leia mais

Botiweb

Da indústria ao ponto de venda. No segmento de beleza, a empresa pesquisa, fabrica, realiza a logística, marketing e varejo. O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, em 1.750 cidades, com e-commerce e venda direta.
leia mais

Santander – Portal de Renegociações

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País por ativos. A instituição está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. Sediada em São Paulo, a operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da zona do euro e que tem grande presença na América Latina.
leia mais

quem já nos contratou?

Receba conteúdo exclusivo sobre Tecnologia. Se inscreva em nossa News