Conhecimento

12 julVocê sabe o que é PowerApps? Conheça!


Por: Victor Oliveira Sanmartin

Plataforma PowerApps: Com a crescente necessidade de empresas automatizarem e digitalizarem seus processos, tornando seus times cada vez mais produtivos e móveis (utilizando seus smartphones para comunicação), vivenciamos um período em que o conceito de BYOD (Bring your own device) possibilita o acesso à informação.

No entanto, desenvolver aplicações personalizadas para seu negócio normalmente exigem um alto investimento. Mas, para contornar este desafio, a Microsoft desenvolveu a plataforma PowerApps, que oferece uma alternativa viável e eficiente, além de garantir a produção de um aplicativo personalizado sem a necessidade de programação, por meio de uma plataforma de fácil compreensão e uso.

PowerApps: Crie e conecte aplicativos

A Microsoft oferece serviços, aplicativos e conectores interligados a diferentes bancos de dados que possibilitam a concepção e desenvolvimento de aplicativos com praticidade e sem a necessidade de conhecimento profundo em técnicas de programação. Com o PowerApps, é possível criar aplicativos a partir de planilhas de Excel, listas no SharePoint, arquivos no OneDrive e ainda, automatizar os fluxos de trabalhos, utilizando o Microsoft Flow. Estes aplicativos então passam a interagir entre si e a gerar valor, automatizando tarefas burocráticas e muitas vezes demoradas.

A ferramenta também conta com o Common Data Service for Apps, onde é possível obter um serviço de dados sofisticado com personalização avançada, lógica de negócios e recursos de segurança. Os dados são armazenados em um modelo padronizado por meio do Common Data Service, de modo que eles estejam prontos e sejam fáceis de reaproveitar.

Inicialmente, o PowerApps veio para substituir o InfoPath, que é uma ferramenta de criação de formulários e agrupamentos de dados, para dinamizar processos corporativos, porém, o software foi descontinuado no ano de 2013, não havendo atualizações e novas features. Com o PowerApps, é possível migrar ou substituir formulários criados no InfoPath, trazendo uma versão mais elegante e sofisticada, fazendo integrações com aplicações do SharePoint e Flow, transformando-o em um aplicativo funcional e de fácil acesso aos usuários.

Entre todas estas facilidades, citadas acima, também podemos destacar a acessibilidade, pois está disponível para todas as plataformas, sendo compatível com a Web, Android, iOS e Windows Phone. Para que os usuários o utilizem não é necessário recorrer a uma loja virtual, o que gera custos para a empresa. Basta enviar um Convite de Acesso as pessoas desejadas que as mesmas poderão utilizá-lo em qualquer lugar que estiverem.

Tags

MicrosoftMicrosoft Officeshare pointsharepoint

Fale conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços? Vamos conversar? Tire suas dúvidas.

Quero Agendar Conversa