Yammer e SharePoint 2013: Devo participar?
A não ser que você tenha ficado perdido em uma ilha, nos últimos meses você deve ter se deparado com redes sociais no ambiente de trabalho e provavelmente deve ter pensado em como isso funcionaria em sua organização. Há umas semanas lançamos um e-book sobre redes sociais corporativas e apresentação do Yammer e sua integração com o SharePoint. Com o início dos projetos de migração para o SharePoint 2013, poucas são as que não conseguem ver nenhum benefício na aquisição do Yammer para a colaboração de uma organização. Jared Spataro, da equipe Microsoft declarou para a CMS Wire “ se eu pudesse persuadir as organizações há uma coisa apenas, eu as mostraria o Yammer”. Com essa frase é realmente claro para mim o tamanho do comprometimento de toda a equipe Microsoft para tornar a experiência do usuário com a rede social, aliada à plataforma SharePoint, completa e produtiva. Não espere “próximas versões” É normal esperarmos pela “próxima versão” de um produto tecnológico, para que este seja ajustado e afinado de acordo com reviews de consumidores e bugs encontrados. No caso da integração entre SharePoint 2013 e Yammer, recomendamos que não o faça. A Microsoft está absolutamente comprometida (e enfatiza esse ponto repetidamente) com as atualizações de software trimestrais. Nas próximas ondas de trabalho, por exemplo, essa integração será ainda melhor trabalhada, trazendo um sistema mais fluido e cheio de ferramentas para a melhor união das duas plataformas.
Integração
Não apenas a integração das duas plataformas está cada vez mais próxima. As equipes de desenvolvimento de Yammer e SharePoint também estão, e Jared Spataro confirmou que já são “Apenas uma grande equipe trabalhando para um objetivo em comum”. O Risco de permanecer no mesmo. As redes sociais tem a habilidade de mudar o funcionamento de uma organização, porque apresentam aos usuários uma nova maneira de comunicação que pode crescer viralmente dentro da empresa, com novos métodos de trabalho e agenda diária. A maior preocupação das empresas com relação ao investimento já realizado para o SharePoint, e a preocupação de gerar uma nova onda de investimento. Mas um argumento pouco pensado é o baixo custo de investimento X potencial de crescimento da rede, uma vez que ela não precisa de treinamento, pois já se sente familiarizado com a ferramenta ( que utiliza como base as principais mídias sociais). Se ignorarmos o processo de mudança, e simplesmente esperar para ver o que acontece, o risco é ficar para trás no processo de inovação. É importante lembrar que para qualquer decisão existe um custo embutido. Componentes sociais, apesar de estarem disponíveis por causa da tecnologia, representam mais a possibilidade dos colaboradores trabalharem juntos do que a própria ferramenta usada. O Yammer apenas potencializa o que já está acontecendo nas organizações, e, combinando isso às aplicações poderosas no SharePoint, uma nova e completa solução de comunicação e colaboração é criada para sua organização.André Boger
boger@conectt.com.br