BASF Digilab 2.0

Necessidade

O Digilab é um serviço da BASF para seus clientes, que auxilia no processo de diagnóstico de doenças, pragas e ervas daninhas de forma rápida e inovadora, sugerindo diferentes tratamentos de forma a garantir a saúde da propriedade rural de seus clientes.

A versão anterior desse aplicativo não estava aderente às novas estratégias de negócios e tecnologias da empresa. A administração de conteúdo era difícil e o usuário final era prejudicado devido aos problemas de desempenho e comunicação tecnológica.

Os principais problemas identificados no aplicativo foram: software com tecnologia ultrapassada, processo de instalação complicado, manutenção e administração dos conteúdos e do produto dificultosa, demora na atualização (sincronismo) dos conteúdos na base local do cliente e interfaces pouco amigáveis.


Solução

A Conectt realizou um levantamento das dificuldades apresentadas na versão anterior do produto e identificou as necessidades do usuário final para criar um serviço multi-plataforma, com maiores recursos funcionais e que proporcionasse uma melhor experiência ao cliente Digilab.

O projeto contou com uma fase de diagnóstico, prototipação de todo o sistema com interfaces navegáveis, criação de uma nova taxonomia para promover rápido acesso aos conteúdos disponibilizados, definição de um processo de governança e adoção do novo sistema, codificação, instalações em servidores técnicos fora do Brasil e geração do executável multiplataforma da nova versão do Digilab, o Digilab 2.0.

Atualmente o produto é capaz de identificar diversas pragas, doenças e ervas daninhas em 18 tipos de culturas diferentes, acompanhado de uma vasta biblioteca agrícola.

O produto conta também com uma lupa microscópica de aumento de até 200x, a qual é acoplada ao computador do cliente, permitindo o diagnóstico imediato, comparação junto ao banco de imagens e dados da aplicação. Caso o cliente ainda assim, tenha dúvidas sobre a identificação ou tratamento do alvo a ser diagnosticado, é possível enviar imagens e fazer perguntas para uma equipe especializada da BASF.

Outro grande destaque é o armazenamento das localidades onde foram identificadas as ocorrências de pragas, doenças e ervas daninhas nas lavouras dos clientes. Através das coordenadas GPS geradas pela lupa, o software armazena as informações e disponibiliza-as em um mapa geográfico de ocorrências Digilab. Assim os clientes BASF conseguem visualizar rapidamente os focos das ocorrências em sua região de atuação, podendo se antecipar no combate aos alvos.

Além da versão para desktops, a Conectt desenvolveu também a primeira versão do Digilab para dispositivos mobiles com sistemas operacionais Android e IOs. Pelo aplicativo mobile é possível capturar imagens e comparar ao banco de dados, criando um diagnóstico muito mais rápido e facilitado pela conveniência da mobilidade, na qual o cliente do campo elimina a exigência de transportar um desktop para a propriedade rural e passa a utilizar o seu próprio Smartphone.

Após o uso no Brasil o produto teve o Roll-out para 3 países, e se tornou uma unidade de negócios na Basf Alemanha para quem fizemos a transferência de tecnologia.


Sobre a empresa

BASF SE é uma empresa química alemã global e líder mundial na área química, fundada no dia 6 de abril de 1865 em Mannheim pelo ourives e empresário Friedrich Engelhorn para produzir corantes sintéticos para tecidos.

Hoje o Grupo BASF possui aproximadamente 122 mil empregados contribuindo para o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo, gerando vendas de cerca de 63 bilhões de Euros em 2018.

  • Indústria: Químicos
  • Vertical: Lab
  • Tecnologias: Mobile