Valor Econômico – Gestão de Conteúdo

Necessidade

O Valor Econômico é um dos maiores veículos de comunicação especializado em assuntos econômicos e financeiros do país.

Enxergando a necessidade de atingir a maturidade digital, a publicação necessitava estruturar uma central de informações através de um trabalho aplicado para Gestão de Conteúdo e Gerenciamento de Informação e, a partir desse trabalho, repensar sua abordagem de busca por informação em seu ambiente.

O Valor Econômico entrou em contato com a Conectt com o objetivo de classificar seus documentos para que o envio e recuperação dos mesmos fossem facilitados. Desse modo, seria possível a produção de novos produtos gerando novas oportunidades de negócio.


Solução

Para atender a demanda, a Conectt tinha como propósito a criação de um dicionário de ideias e padronização da interface digital para o apoio aos processos da revista. O ambiente devia ser administrado pelos usuários através de classificação e com uma governança clara. A metodologia utilizada foi o benchmarking com sete tesauros, definição de facetas, análise da árvore de taxonomia antiga e normatização dos termos.

Além disso o Grupo Conectt criou o planejamento de Governança estratégica e operacional, incluindo perfis, fluxos, regras, boas práticas, manutenção e responsabilidades. Para garantir a adoção desse novo modelo, foi gerado um plano de mobilização para adoção com sensibilização, capacitação e motivação dos colaboradores.

Entre os benefícios gerados pela consultoria da Conectt ao Valor Econômico, encontram-se organização, tratamento e uso da informação, insights para novos relacionamentos de conteúdo, maior abrangência do serviço de informação, além de aumento da produtividade, diminuição de retrabalho e maior interação entre áreas.


Sobre a empresa

Valor Econômico é um jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceria entre os grupos Folha e Globo, respectivamente responsáveis por também publicar os jornais Folha de S.Paulo e O Globo. O periódico teve a sua primeira edição publicada em 2 de maio de 2000.

Após mais de 15 anos de parceria, a participação do Grupo Folha no jornal foi vendida para o Grupo Globo, que anunciou a aquisição em 13 de setembro de 2016. A mudança societária fez com que o Grupo Globo se tornasse a única empresa que mantém a publicação.

  • Indústria: Economia
  • Vertical: Digital Workplace