Seu site não serve a seu propósito? Entenda o que há de errado

Seu site não serve a seu propósito? Entenda o que há de errado

É justo dizer que um dos grandes desafios da criação de um site para empresa é o planejamento. Trata-se de uma ação multifacetada que envolve profissionais de diferentes áreas e, portanto, dificulta ações de controle e organização.

O grande problema reside no fato de que sem um planejamento adequado, as chances de que o site dê errado são enormes. E, admita, no atual cenário, se o posicionamento online vai mal, toda empresa é prejudicada.

Neste post, apresentaremos os principais problemas causados por um website mal planejado, assim como suas respectivas soluções. Confira!

Orçamento estourou

Solução: alinhamento completo de tarefas e seus respectivos custos

Ora, como definir o preço de uma ação que é posta em prática por profissionais de diversas áreas que, por sua vez, obedecem a diferentes padrões e tabelas e preço.

É por isso que ações iniciais devem ser milimetricamente planejadas e alinhadas com a fornecedora de serviços que proverá o site, assim, você fica precavido de surpresas desagradáveis na cobrança final.

O site ficou diferente do que você queria

Solução: estabelecer uma parceria com a empresa responsável pelo website

É importante que a empresa contratada seja tratada como uma parceira, e não uma simples fornecedora. Afinal de contas, o site servirá à sua empresa. Ninguém a conhece melhor que você.

Delegar funções importantíssimas como redação de conteúdo ou design a quem não está ciente de questões como buyer personas pode gerar baixa adesão ao website. Por isso é importante sempre estar em sintonia com os profissionais responsáveis.

O site não é encontrado nos mecanismos de busca

Solução: Aplicação de estratégia SEO

Este problema é praticamente o oposto ao item anterior. Aqui, você teve domínio sobre a produção de conteúdo do website e está plenamente satisfeito com ele, porém, o material não é encontrando em buscas no Google.

Isso ocorre pois, apesar de conhecer seu mercado, o profissional não possui conhecimento de SEO, ignorando elementos como uso de palavras-chave, design responsivo, adaptação a acessos via mobile, etc.

Você não tem acesso a customizações

Solução: Utilização de plataformas como WordPress

Outro problema recorrente é, após o website ser entregue, você não ter acesso a modificações em informações defasadas pelo tempo, a mudanças no layout, etc. Ora, o site é seu, é importante que você e sua equipe possam o atualizar sempre que necessário.

Aplicativos de gerenciamento de conteúdo para web como o WordPress permitem acesso fácil à criação de conteúdo e modificações no Layout. Mas, saiba quando chamar ajuda de sua fornecedora de suporte.

Lançamento do site atrasou

Solução: organização no envio de materiais

Muitas vezes, atrasos ocorrem porque as equipes necessárias pelo envio de materiais (fotos, textos, informações gerais) negligenciam o projeto. O mesmo vale para a revisão de páginas prontas.

Ora, é de se entender que profissionais priorizem funções exercidas diariamente em relação a um projeto ainda não concretizado. Porém, a execução de tarefas simples como as citadas anteriormente envolve bem menos gasto desnecessário de tempo do que o descaso com o site.

Lembre-se, cada 24h que um material simples deixa de ser revisado é um dia de atraso na entrega do site de sua empresa.

Estas são algumas dicas para evitar problemas em seu website. É lógico que abordamos apenas a ponta do iceberg, para saber muito mais sobre o assunto, baixe nosso glossário de Itens que não podem faltar no planejamento do seu novo site.

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Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
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