O que há de novo no SharePoint Server 2019 Public Preview

O que há de novo no SharePoint Server 2019 Public Preview

A Microsoft anunciou em junho deste ano a versão Preview do SharePoint Server 2019, apresentando novas funcionalidades e recursos, além daqueles que serão removidos ou considerados obsoletos.

O plano é de que a versão oficial seja lançada ainda este ano, durante os meses de Outubro e Novembro, quando será Outono no hemisfério norte.

Dentre as novidades, separamos algumas que são interessantes de serem mencionadas:

Experiência Moderna:

Sites modernos serão suportados com a mesma experiência do SharePoint Online. A nova Home do SharePoint irá seguir o mesmo modelo das Homes na versão Online, centralizando conteúdo de diversos sites em um lugar apenas.

Além disso, os recursos de sites de Equipe e de Comunicação modernos também serão suportados e possibilitarão entregar uma experiência nova e fluída para os usuários, organizando conteúdo de uma forma mais amigável.

Com todas estas novidades, obvio que a experiência de colaboração na edição de Páginas, listas e Web Parts também será copiada e disponibilizada da mesma maneira que o Office 365 faz. Além disso, a experiência para compartilhar documentos será mais intuitiva e fácil.

Por fim, será possível visualizar PDFs no servidor sem depender de aplicações do usuário para abri-los.

Administração:

Para os administradores, agora haverá uma documentação mais completa e acessível dentro da Administração central.

Autenticação de SMTP será suportada e você não dependerá mais de servidores que autorizam disparos de mensagens por meio de relays sem autenticação.

Uma novidade bastante interessante é o aumento do limite de caracteres no caminho de um arquivo para 400 digitos e o suporte a caracteres # e % no nome de pastas e arquivos

O Workflow Manager 2019 será lançado com recursos mais avançados para substituir o Workflow Manager 1.0. Caso você não possua Nintex e não consiga atingir o seu objetivo apenas com Flow, talvez essa seja a versão que você precisa.

Outros recursos:

O OneDrive será cada vez mais presente na edição e gerenciamento de documentos do SharePoint, possuindo suporte completo para bibliotecas do SharePoint com funcionalidades como Files On-Demand, notificações push e proteções de gerenciamento de informação.

A Lixeira receberá algumas melhorias como por exemplo, os usuários poderão restaurar arquivos que eles mesmo deletaram e até mesmo itens eu outros usuários deletaram no site em que o mesmo possua permissão de Edição pelo menos.

O modelo de e-mail enviado para compartilhar determinado documento ou página também será melhorado e será mais agradável aos olhos dos usuários.

Recursos obsoletos ou removidos

Site Mailbox (Caixas de E-mail de sites) serão consideradas obsoletas e a orientação é que sejam substituídas caixas de e-mail compartilhadas do Exchange.

O InfoPath será considerado obsoleto e deve-se orientar clientes a optaram por outras alternativas para a funcionalidade. Entretanto, ele ainda será suportado e terá suporte até 2026.

Além disso, o SharePoint Designer permanecerá na versão 2013 e uma nova versão não será lançada. Entretanto, ele ainda funcionará na nova versão e terá suporte até 2026 também.

A Ajuda do SharePoint não será mais instalada diretamente na Farm com um conteúdo estático, mas sim irá ser atualizada automaticamente consultando dados da nuvem e estando sincronizada com o material de suporte do Office 365.

Sandbox Solutions serão removidas, após já terem sido eleitas obsoletas desde a versão 2013. A ideia é que as mesmas sejam substituídas por SharePoint add-ins.

A aplicação de um sistema SharePoint em sua empresa demanda um serviço contínuo de suporte. Entenda como escolher a melhor parceria para manter um ambiente seguro e funcional!

CTA - Avaliação

Henrique Coradini
henrique.coradini@conectt.com.br
Sem comentários

Deixe seu comentário